Seu Marcos lamenta abordagem da Guarda Municipal contra o estudante Antony David

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/06/2019 16h33, última modificação 18/06/2019 16h33
Seu Marcos lamenta abordagem da Guarda Municipal contra o estudante Antony David

Foto: César de Oliveira

Após analisar as imagem da abordagem feita pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) ao estudante Antony David da Silva Melo Santos, na última sexta-feira, 7, o vereador Seu Marcos (PHS) acionou a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal (CMA), na manhã desta terça-feira, 18.

De acordo com o parlamentar, a imagem do cadeirante sendo colocado no bagageiro de um veículo da GMA, que viralizou e chocou as redes sociais, chamou a atenção por causa da forma truculenta com a qual o estudante foi retirado do local.

“Não poderia deixar de prestar a minha solidariedade ao estudante de direito e estagiário da CMA, Antony David, conhecido por todos por Tony. Um jovem indefeso, que cobrava apenas seus direitos. A Guarda estava no lugar errado, na hora errada. Esse tipo de procedimento não é de responsabilidade do órgão, e sim, da Polícia Civil ou Militar. Infelizmente, os guardiões estavam ali, mesmo assim, haviam outros mecanismos para intervir junto ao jovem", disse o vereador.

Seu Marcos, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMA, também destacou as providências adotadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira: a instauração do Procedimento Investigativo Disciplinar (PID) e o afastamento dos guardas envolvidos, que ficarão restritos aos serviços administrativos, enquanto o processo estiver em andamento.

Apesar de repudiar a violência, Seu Marcos explicou que a ação da GMA foi um fato isolado. "Minha solidariedade ao Tony. Sabemos que não era de responsabilidade GMA conter o jovem. Ela foi criada para fazer a segurança de bens e serviços públicos. Entendo que este é um caso isolado. A Guarda tem um papel muito importante para a nossa cidade. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMA estou convocado os membros para acompanhar as investigações.", concluiu.