Seu Marcos: Glória também aprova o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha
As unidades escolares municipais de Nossa Senhora da Glória também irão aderir ao ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha em suas grades curriculares. A propositura foi aprovada na noite de quinta-feira, 27, por unanimidade, em Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Seu Marcos (PHS), que é o autor da Lei n°5.195/2019 que trata do ensino da Lei Maria da Penha em Aracaju, e que tem o projeto como referência para Sergipe, esteve presente na sessão a convite da autora da propositura, a vereadora Maraysa de Ancelmo (PSDB). Ao fazer uso da tribuna, o parlamentar destacou a importância de tornar obrigatório o ensino.
“A Lei Maria da Penha é baseada em três eixos: punição ao agressor, assistência as vítimas de violência e a prevenção. Não existe prevenção sem educação. Nossos gestores nunca pensaram na educação como mecanismo de conter a violência doméstica e o feminicídio. Acredito que só através de medidas como esta é que vamos dar fim a essa cultura de maus tratos às mulheres", disse.
A vereadora Maraysa agradeceu ao parlamentar o apoio para a apresentação do projeto no município. “Agradeço ao vereador Seu Marcos, convidado de honra hoje, pelo incentivo e, dizer: Aracaju foi a primeira cidade do Estado a inserir a o ensino da Lei Maria da Penha e, Glória, a primeira da nossa região. Como está sendo feito na capital, faremos aqui também. Entramos em contato com a Secretaria de Educação de Glória, fizemos reuniões e o prefeito Chico já sinalizou a sanção”, esclareceu.
“Acredito na educação. Talvez se nas décadas de 70 e 80, nossos governantes tivessem pensado em políticas públicas para a educação, não teríamos que evitar tantas mortes. Criar tantas leis. Construir tantos presídios. Parabéns Maraysa pela sensibilidade e conte sempre conosco. Depois de Aracaju, Glória é a primeira cidade do interior do Estado a adotar a obrigatoriedade do ensino”, ressaltou Seu Marcos.
Em Aracaju
Aconteceu ontem, 27, no Ministério Público de Sergipe ( MPSE), o segundo encontro para tratar sobre o planejamento pedagógico para execução da Lei n°5.195/2019, que trata sobre o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de Aracaju, de autoria do vereador Seu Marcos (PHS).
A reunião contou com a presença da gestora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cecília Leite e sua equipe, da promotora do MPSE, Euza Missano, da presidente e da vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher ( CDDM), Adélia Pessoa e Valdilene Martins, da assessoria do vereador Seu Marcos e de representantes do Conselho Municipal de Educação.
A Semed apresentou propostas para concretizar a implementação da Lei nas unidades escolares da rede municipal de Ensino da capital. Segundo Cecília Leite, o plano de ação e de formação dos professores serão os próximos passos para a concretude desta legislação, inclusive a proposta da portaria de regulamentação e formação dos professores está prevista para 13 de setembro.