Seu Marcos é nomeado presidente da CPI da Saúde

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/03/2018 13h55, última modificação 16/03/2018 14h01
Seu Marcos é nomeado presidente da CPI da Saúde

Foto: Assessoria do parlamentar

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tem como objetivo apurar os problemas relacionados à área da Saúde de Aracaju, terá os vereadores Seu Marcos (PHS) e Isac Silveira (PCdoB) como presidente e relator, respectivamente. A definição dos cargos foi realizada na manhã desta sexta-feira, 16, em reunião na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
A intensão é investigar possíveis irregularidades nos contratos firmados entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e hospitais filantrópicos nos anos de 2012 a 2017. Os membros eleitos deverão requerer documentos e eleitos poderão fazer o levantamento de todos os processos realizados pela gestão municipal durante o período. A CPI deverá ouvir também presidentes, secretários e técnicos de todos os órgãos envolvidos. “Estamos diante de um caos. Nada funciona direito quando se fala da saúde do nosso município. Queremos transparência. Não podemos mais aceitar a morte de pessoas por falta de atendimento decente. Esperamos esclarecer todas as dúvidas desta Casa e se toda a população aracajuana, que clama por respostas”, ressaltou o presidente Seu Marcos.
A Comissão terá o prazo de 90 dias para a investigar a destinação e repasses de verbas dos últimos 4 anos realizados, pela prefeitura, além de fazer o levantamento do valor exato da dívida do município. O prazo poderá ser prorrogado por mais 90 dias, caso os membros necessitem de mais tempo para concluir o relatório.inquérito. Vai equipe contará também com técnicos juristas e contábeis da CMA.
Também integram a CPI, os vereadores Anderson de Tuca (PRTB), Cabo Amintas(PTB) e Jason Neto(PDT). Para o relator do Inquérito, Isac Silveira, os trabalhos devem desvendar as incógnitas do Hospital de Cirurgia. “É preciso entender um impasse. Quem está falando a verdade? A prefeitura que diz que pagou ao Hospital, ou o Cirurgia que afirma não ter recebido a verba. Esperamos que as respostas sejam encontradas o mais rápido possível”, alertou o parlamentar.
O pedido
No final do ano passado, após inúmeras denúncias sobre as irregularidades no andamento das atividades do Hospital de Cirurgia, o vereador Isac Silveira protocolou um requerimento pedindo a abertura de uma auditoria nas contas da entidade. A CPI da Saúde foi assinada por mais 11 vereadores, entre eles, Seu Marcos que é presidente da Comissão de Saúde fixa do Legislativo Municipal.
O presidente Seu Marcos
Durante todo o ano de 2017, o vereador Seu Marcos, que é agente de Saúde Pública cobrou a vinda dos presidentes dos hospitais e dos secretários responsáveis da Saúde para prestar contas de suas gestões à CMA. Assim como o parlamentar, o vereador Jason Neto também requereu aos órgãos competentes a mesma postura, mas ninguém atendeu o pedido.
No início do mês, em visita ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado( TCE/SE) Clóvis Barbosa, o vereador recebeu o relatório que aponta irregularidades na compra de medicamentos por parte da atual gestão. A denúncia afirma que medicamentos hospitalares e odontológicos foram superfaturados e seus preços estão acima do Preço Máximo de Venda ao Governo (PMVG), sugerido por Lei. “ Este é o momento de ouvir a Secretária Municipal de Saúde e todos os responsáveis pela Saúde em nossa capital. Estamos dispostos a investigar e esclarecer essa novela que se instalou em nossa cidade”, afirmou Seu Marcos.