Seu Marcos destaca os 25 anos do Outubro Rosa e cobra adesão da CMA

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/10/2017 13h00, última modificação 04/10/2017 16h12
Seu Marcos destaca os 25 anos do Outubro Rosa e cobra adesão da CMA

Gilton Rosas

Criada na década de 90, o Outubro Rosa é a maior campanha mundial de conscientização contra o câncer de mama. E para celebrar a data, o vereador Seu Marcos (PHS) usou a Tribuna para lembrar sobre a importância da prevenção e do autoexame, além de criticar a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) por não manifestar apoio ao movimento. 
 
De acordo com o vereador, todos os anos, cerca de 50 mil brasileiras descobrem a doença. Para 2017, a estimativa é que 960 mil novos casos sejam diagnosticados no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em Sergipe, a previsão é de 450 novos casos, aproximadamente 100 casos a mais que o ano de 2016. “Sabemos que o autoexame salva vidas, e que o diagnóstico precoce aumenta as chances de vida para as mulheres. Precisamos alertar sobre o risco do câncer, a importância do autoexame e dos cuidados preventivos”, destacou.
 
Seu Marcos aproveitou também para cobrar da CMA adesão ao movimento. “Não estamos em sintonia com o Outubro Rosa. Esta Casa não está aderindo as campanhas de prevenção. Nenhum símbolo foi colocado a favor da campanha. Nem a iluminação foi mudada. Parece que não estamos preocupados com a saúde das aracajuanas”, enfatizou.