Seu Marcos destaca Dia de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes
por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar
—
publicado
18/05/2017 15h30,
última modificação
23/11/2017 14h50
O vereador Seu Marcos (PHS), destacou a importância do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado hoje, 18 de maio. A data faz referência a um crime que marcou o país, quando, em 18 de maio de 1973, uma menina, de oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e assassinada em Vitória, no Espírito Santo. O crime teria sido cometido por jovens de classe média alta, porém os acusados foram inocentados e o crime permaneceu impune, o que revoltou toda a população.
Segundo dados estatísticos do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), somente nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados 382 boletins de ocorrências que geraram a abertura de 70 inquéritos policiais pela unidade especializada.
No ano passado, o órgão recebeu 255 denúncias anônimas, 960 boletins de ocorrências e 202 inquéritos policiais abertos. Embora os índices mostrem números altos, um dos grandes obstáculos ainda é para a punição dos criminosos. De acordo com especialistas, é o silêncio das vítimas que dificulta o diagnóstico do abuso, isso porque muitos jovens não têm sequer condições de perceber a violência a que são submetidas e denunciar o agressor, que muitas vezes faz parte da família.
Para Seu Marcos, é preciso que políticas públicas sejam implantadas para tentar solucionar a exploração sexual em crianças e adolescentes. “ É preciso que o governo federal, estadual e municipal junte forças para inibir essa exploração. Muitas crianças e adolescentes não têm coragem de denunciar, mas sabemos que todos os dias elas sofrem violência até mesmo dentro de casa”, enfatizou.