Seu Marcos defende pauta a favor dos pacientes renais
No final da tarde da última segunda-feira, 2, o vereador Seu Marcos (PHS), a convite da Associação dos Renais Crônicos de Sergipe, participou de uma reunião na Secretaria Estadual de Saúde (SES) para apresentar uma pauta de reivindicação a favor dos pacientes portadores da doença.
De acordo com Lúcio Alves, presidente da Associação, o vereador tem prestado relevantes serviços a área da Saúde. “ A Comissão de Saúde da Câmara Municipal tem sido muito atuante e tem trabalhado a favor da Saúde, buscado melhorias é entender as dificuldades das entidades. Parabenizo todos que fazem parte da Comissão e a Seu Marcos que atendeu prontamente o nosso pedido”, falou.
Diante da pauta apresentada, o vereador Seu Marcos sugeriu ao secretario Valberto de Almeida Lima a inclusão da Secretaria Municipal de Saúde por entender que algumas demandas é de competência do órgão. “ Acredito que a União dos órgãos possam ajudar a solucionar o problema dos pacientes renais do nosso Estado. A secretaria municipal Waneska Barboza deve ser acionada para participar das discussões já que alguns pontos cobrados são de sua responsabilidade”, enfatizou.
Ficou decidido também que uma comissão especial será formada para tratar especificamente do tema. Ao final Seu Marcos agradeceu a confiança e falou sobre o papel de vereador no processo. “ Quero agradecer ao presidente Lúcio Alves pelo reconhecimento a frente a Comissão da Saúde e da CPI da Saúde. Quero dizer que este é o papel do Legislativo Municipal que é fiscalizar e colaborar com a gestão, cuidando sempre dos interesses do povo”, explicou.
Sobre a pauta
Participaram também da reunião os vereadores Lucas Aribé (PSC) e a Kitty Lima ( Rede) , além do médico Dr. Márcio da Nefroes. Entre os pontos apresentados estão: a criação da Comissão de Nefrologia de Sergipe; promoção da Atenção Básica; criação do Ambulatório de Nefrologia; construção do Centro de Acesso à Terapia Renal Substitutiva; hospital de Retaguarda do Estado; resgate da Diálise Peritonial; resgate da Assistência ao paciente transplantado renal; assistência em TRS para as crianças e; acesso Vascular para pacientes do Huse.