Seu Marcos critica justificativa dada para o não retorno do 'Horário Estendido'

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/08/2017 14h10, última modificação 30/08/2017 16h16
Seu Marcos critica justificativa dada para o não retorno do 'Horário Estendido'

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ouviu, na manhã desta quinta-feira, 24, a secretária Municipal de Saúde, Waneska Barboza, que esclareceu e apresentou um panorama das políticas aplicadas na saúde de Aracaju desde a sua chegada ao cargo. O vereador Seu Marcos (PHS) aproveitou a ocasião para cobrar da gestora o retorno do Horário Estendido nas unidades de saúde básica e da família da capital. Indicação encaminhada ao órgão no começo deste ano.

Com a justificativa que a ampliação do horário de atendimento não traria benefícios para a população e que geraria gastos para o governo municipal, além de aumentar o fluxo de pacientes no turno que fosse estendido, a secretária  afirmou que é inviável a solicitação feita pelo vereador. O que contraria um levantamento feito pelo próprio órgão durante o período que as unidades de saúde atendiam nessa modalidade de horário. De acordo com o vereador,  “ a fala de Waneska Barboza não está em sintonia com  dados cedidos pelo próprio setor que ela trabalha, que ver um um aumento considerável nos atendimentos. Não estou convencido da resposta dada por ela aqui no plenário, já que o secretário anterior, que também era técnico, havia sinalizado a implantação por ser útil a população. Tínhamos esse mecanismo na gestão anterior.  O que mudou?", enfatizou.

Seu Marcos ressaltou ainda que não acredita que exista uma diminuição  da demanda  durante o horário normal ou que os moradores façam a migração de um turno para o outro como enfatizou a secretária. “Não entendo a colocação da senhora Waneska, a população paga pelo serviço e poderia sim escolher a hora que quer ser atendido, as pessoas precisam trabalhar  também e têm suas responsabilidades. Outro fator que eu descarto, dito pela gestora, é que doença não escolhe  e não avisa quando chegar, por isso não é uma escolha do paciente e sim  uma necessidade. A luta não acabou”, concluiu o vereador.

Entenda o caso

Em maio deste ano, o Vereador Seu Marcos solicitou o retorno do horário estendido nas unidades de saúde e da família do município de Aracaju. Na época, o secretário era o Dr. André Sotero que sinalizou positivamente a implantação. O ‘Horário Estendido' foi uma indicação do ex-vereador Dr. Agnaldo que viu a necessidade de atender melhor a população em um horário que fugisse do comercial, dando oportunidade para que a comunidade pudesse ser atendida também no horário da noite.