Seu Marcos comemora obrigatoriedade na execução do Hino da Bandeira Nacional na CMA

por Marta Costa, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 19/11/2018 16h35, última modificação 19/11/2018 16h31

Foto: Assessoria do parlamentar

A resolução de N°3/2018, aprovada no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), de autoria do vereador Seu Marcos (PHS),  tornar obrigatória, a partir da data de hoje 19,  a execução do Hino da Bandeira do Brasil antes do início dos trabalhos legislativos da Casa. O objetivo é lembrar da importância de um dos maiores símbolos nacionais.

"O dia da Bandeira, comemorado dia 19 de novembro, é um marco e deve ser lembrado com honra. Não podemos deixar nunca de vangloriar as lutas que foram travadas para que o Brasil fosse independente. Além de ser um ato cívico,  é também um ato de amor ao nosso país ", explicou.

Ainda segundo o parlamentar, a resolução tem como  objetivo  promover a valorização da bandeira e do sentimento por trás da sua criação. "Precisamos valorizar a  história, a cultura brasileira. Muitos jovens não sabem cantar o Hino Nacional, nem tão pouco o  Hino da Bandeira, que pra mim é uma dos mais bonitos. A Casa do Povo tem que dar exemplo. No início, constava no projeto a execução apenas no dia 19, ou no primeiro dia de Sessão após a data, mas os colegas entenderam a necessidade de realizar o ato em todas as Sessões. É importante incentivar o sentimento de nação ", explicou.

Sobre a data

A bandeira do Brasil faz parte do nosso acervo  de símbolos nacionais e marca a instalação do regime republicano no país. É por isso que a data é comemorada quatro dias após a Proclamação da República, ocorrida no dia 15 de novembro de 1889.

Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída por uma bandeira republicana, que representava as mudanças políticas, econômicas, territoriais, culturais e sociais que o Brasil passava naquele momento.

A bandeira foi pensada para que o regime implantado tivesse  a ideia de um Estado-Nação, de patriotismo e o sentimento nacionalista. A bandeira nacional que conhecemos hoje é a décima bandeira do Brasil.