Seu Marcos comemora efetivação da lei de cadastro e capacitação de moradores em situação de rua

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/11/2020 17h23, última modificação 24/11/2020 17h23

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Seu Marcos (PDT) esteve mais uma vez na Secretaria da Família e Assistência Social de Aracaju (Semfas) para fiscalizar a execução da Lei n°5.221/2019, de sua autoria, que visa o cadastro e incentivo de pessoas em situação de rua pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

Recebido pela secretária Simone Passos, na manhã desta quinta-feira, 24, Seu Marcos explicou como a Semfas está tratando a nova legislação. "A gestora explicou que o cadastro está sendo realizado e que durante a pandemia duas pessoas em situação de rua foram encaminhadas para postos de trabalho em empresas parceiras. O que falta mesmo é a adesão das empresas, já que a maioria não aceita como funcionários pessoas nesta situação", disse o vereador.

Outro dado importante relatado foi que Aracaju possui cidadãos com ensino superior morando nas ruas da cidade. “A lei já está em prática. O Centro POP, localizado na Rua Laranjeiras, faz o cadastro. Os cidadãos cadastrados têm direito à banho, café da manhã e ticket refeição no Restaurante Padre Pedro. O que falta é melhorar as parcerias com as empresas e identificar o porquê de pessoas capacitadas estão nessa situação”, explicou o legislador.

A lei de cadastro e capacitação de pessoas em situação de rua foi aprovada em 2019. Desde a sanção, Seu Marcos tem acompanhado as ações de execução. “Quero parabenizar a secretária Simone Passos pelo empenho e sensibilidade que tem tratado a lei. Espero que os empresários sejam sensíveis à norma. A Semfas tem se empenhado para executar e assistir cada vez mais esses cidadãos, que precisam apenas de oportunidade", finalizou Seu Marcos.