Seu Marcos cobra pela 2° vez a instalação do horário estendido em USFs

por Marta Costa, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 25/09/2018 16h31, última modificação 25/09/2018 16h31
Seu Marcos cobra pela 2° vez a instalação do horário estendido em USFs

Foto: César de Oliveira

Depois de alguns meses da aprovação da indicação que solicita a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o retorno do horário estendido em 10 Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju, o vereador Seu Marcos (PHS) cobrou a execução da propositura mais uma vez na Tribuna do Legislativo Municipal.

Segundo o parlamentar, o atendimento das 17 às 20h é uma reivindicação dos moradores dos Bairros que sentem no dia-a-dia as dificuldades de conseguir uma consulta através do SUS. "Desde do ano passado que eu peço a Secretaria de Saúde a volta do horário estendido. Os usuários do sistema, muitas vezes, não podem ir a uma consulta por conta dos compromissos de trabalho. Mães estão com os cartões de vacinação de seus filhos atrasados porque não conseguem levá-los aos postos para receber a vacina", explicou.

Seu Marcos ainda frisou o apelo das comunidades por onde passa. "Todas as vezes que visito uma comunidade a reivindicação é a mesma. 'Seu Marcos, veja se volta o horário estendido nas Unidades de Saúde.' Ouço isso o tempo todo. Não entendo o porquê de não está funcionando. Continuo cobrando da secretária um posicionamento. É de suma importância que as unidades disponibilizem um horário mais flexível para a população. Quando propus a indicação apresentei números que comprovam a necessidade do serviço", alertou.

Sobre a indicação

As unidades que estão sendo reivindicados a volta do horário estendido são: USF José Augusto Barreto, no bairro Japãozinho; USF José Machado de Souza, no Santos Dumont; USF Hugo Gurgel, Coroa do Meio; Onésimo Pinto, Jardim Centenário; USF Celso Daniel; Santa Maria; USF Augusto Franco, no Augusto Franco; USF Joaldo Barboza, no Bairro América; USF Carlos Fernades de Melo, no Lamarão; USF Dona Jovem, no Bairro Industrial; USF Dona Sinhazinha, no Grageru.