Seu Marcos cobra o pagamento da gratificação dos agentes de saúde do Projeto Acolhe

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/05/2017 14h40, última modificação 24/11/2017 15h02

Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 24, o vereador Seu Marcos(PHS), utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para cobrar do secretário municipal, André Sotero, o pagamento das gratificações dos agentes de saúde do Projeto Acolhe, que foram retiradas no mês de abril.

Para o vereador, a retirada da gratificação deveria ser publicada em diário oficial, já que a Portaria 078/2016 de 16 de fevereiro de 2016, prevê um pagamento de R$ 110,00 aos agentes. Segundo ele, nem o secretário de saúde soube explicar a isenção da gratificação no salários dos servidores. “No mês de abril, foi retirada a gratificação de R$ 110,00, sem justificativa e sem aviso prévio. E quando questionei a retirada a André Sotero o mesmo me falou que não sabia”, relatou.

Seu Marcos, falou ainda, que os agentes comunitários de saúde do Projeto Acolhe, cumprem cargas horárias distintas. E fez um apelo para que as gratificações sejam retomadas. “Esses agentes trabalham um horário nas unidades de saúde e no outro horário nas suas áreas, não podemos aceitar que direitos seja. Retirados dessa forma e o meu apelo é para que este direito seja preservado. Que seja pago”, enfatizou.

Além do corte nos salários dos servidores, o parlamentar repudiou o assédio moral sofrido pela auxiliar de enfermagem Ítala Meireles, da unidade de saúde do bairro Soledade. “Quero destacar também o assédio sofrido pela servidora na unidade de saúde. É inadmissível que uma trabalhadora passe por transtornos morais dentro de seu ambiente de trabalho. Quero falar aqui da minha indignação”, frisou.