Seu Marcos cobra mudança da UBS Niceu Dantas

por Marta Costa, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 26/11/2018 17h19, última modificação 26/11/2018 17h19
Seu Marcos cobra mudança da UBS Niceu Dantas

Foto: Assessoria do parlamentar

Após visitar instalações e identificar as condições da Unidade Básica de Saúde Niceu Dantas, no povoado Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju, o vereador Seu Marcos ( PHS), na tarde de sexta-feira, 23, se reuniu com moradores, equipe técnica e a gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para debater a possibilidade da mudança da unidade hospitalar.

No início do mês de outubro, o vereador foi procurado pelos moradores, por alguns membros do conselho local e servidores do posto para mediar o pedido de transferência da Unidade. Ao apresentar ao parlamentar o parecer técnico da Vigilância Sanitária, que comprova que a estrutura do prédio usada não corresponde aos parâmetros legais exigidos pela legislação em vigor e que a única a solução seria a saída imediata do local, Seu Marcos, após assembleia com a comunidade, solicitou reunião com a secretária Waneska Barbosa, que se comprometeu em tentar solucionar o problema.

Durante o encontro, a gestora explicou os trâmites obrigatórios para transferir a UBS. “Existe uma dificuldade em encontrar um imóvel que se adeque às especificações do Ministério da Saúde. Mesmo entendendo que o imóvel atual não atende aos parâmetros legais, vamos tentar encontrar uma saída. A SMS também quer resolver essa situação. A Secretaria não pode fazer reformas grandes em propriedades particulares, apenas pequenas adequações e não encontramos imóveis com esses padrões na comunidade até agora”, explanou Waneska.

Diante do fato, Seu Marcos reafirmou seu compromisso com os moradores, conselheiros e com a saúde do município. “Já havia conversado com a secretária e a mesma não exposto essa problemática. Se eu soubesse, já teria procurado uma casa com a comunidade. Mas, de toda forma, a visita foi positiva e desta vez, a gestora se compromete a disponibilizar uma equipe técnica para avaliar os imóveis que iremos sugerir. Tenho fé que a comunidade vai sair vitoriosa”, afirmou.

Um dos conselheiros local, que tem participado das reuniões, Ubiraci Suassuna, falou da importância da presença de Seu Marcos nas negociações. “Estamos há 5 anos nesse sofrimento, sem estrutura nenhuma, atendendo os pacientes na varanda, com um único banheiro e sem médicos em algumas áreas. Apresentamos o laudo da Vigilância ao vereador, que se dispôs a lutar pela nossa causa. Temos muito que agradecer ao vereador Seu Marcos que é um aliado do povo quando se fala de Saúde pública”, disse.