Seu Marcos celebra Dia dos Agentes com apresentação de PL

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/10/2017 13h20, última modificação 04/10/2017 16h25
Seu Marcos celebra Dia dos Agentes com apresentação de PL

Gilton Rosas

Em comemoração ao Dia de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE), 4 de outubro, o vereador Seu Marcos (PHS) destacou no Legislativo Municipal na manhã desta quarta-feira, 4, o trabalho realizado por essas duas categorias, enfatizando o papel e as diferenças das atividades desempenhadas por eles dentro das comunidades. O vereador também apresentou o Projeto de Lei (PL) que obriga o pagamento do incentivo financeiro adicional pela Prefeitura Municipal aos agentes.
De acordo com Seu Marcos, muitas são os comparativos entre as duas profissões e muitas pessoas confundem o papel desempenhado por elas. “É importante saber a diferença entre as funções dos agentes. O agente Comunitário de Saúde, entre outras atribuições, é àquele que visita sua casa para saber sobre sua saúde, verifica seu peso, afere sua pressão e te encaminha ao posto de saúde mais próximo sempre que necessário. Já o Agente de Endemias, é o que previne contra epidemia e controla a proliferação de doenças, a exemplo da dengue, malária, etc.. As duas profissões são de extrema necessidade para a população", esclareceu.

Na ocasião, Seu Marcos também apresentou Projeto de Lei Nº 257/2017, de sua autoria, que estabelece que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) repasse aos ACS e aos ACE  o incentivo adicional financeiro,  correspondente a um salário mínimo. Aprovado em 2015, através da portaria do Ministério da Saúde. “Peço que os colegas deste parlamento votem pela aprovação deste Projeto de Lei. Este incentivo é um direito dos agentes. Foi aprovado e não onera o governo municipal, já que a verba  federal já vem destinada”, concluiu.