Seu Marcos apresenta Lei que garante gratuidade aos Idosos de 60 anos a Asapia

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/04/2018 15h55, última modificação 27/04/2018 16h04
Seu Marcos apresenta Lei que garante gratuidade aos Idosos de 60 anos a Asapia

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) esteve nesta sexta-feira, 27, na Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Aracaju (Asapia) para entregar em mãos a publicação da Lei nº 5.020, que garante a gratuidade a idosos de 60 anos nos ônibus coletivos de Aracaju. Acompanhado dos vereadores Américo de Deus (REDE) e Isac Silveira (PC do B), o parlamentar foi recebido pela diretoria e sócios da entidade.

“Estou aqui, no dia do meu aniversário, recebendo o melhor presente, que é a satisfação do dever cumprido. Ontem, recebi uma mensagem de um companheiro que disse que para um primeiro mandato, este é um fato histórico. Estou feliz em contribuir com a qualidade de vida desses que muito contribuíram para a construção da sociedade Aracajuana. Essa vitória é de vocês”, falou emocionado Seu Marcos.

Embora a lei tenha sido publicada em Diário Oficial e já esteja em vigor, Seu Marcos fez questão de esclarecer os trâmites que podem ser adotados pela Administração Municipal. “Conseguimos derrubar o veto do prefeito. Foram 14 parlamentares que votaram a favor do projeto. Acredito e espero que, nem a Prefeitura Municipal e nem as empresas de ônibus questionem na justiça a legalidade da iniciativa”, explicou.

Para o Presidente da Asapia, José Marques, o empenho do vereador Seu Marcos foi impressionante. “Não acreditávamos que conseguiríamos. Este projeto já foi para Câmara muitas vezes, sempre foi rejeitado. Ouvi de um político que nós não tínhamos direito. Que era um absurdo a ampliação da gratuidade. Agradeço ao vereador Seu marcos, que mesmo sem nos conhecer, abraçou e lutou pela nossa causa. Agradeço também aos 14 vereadores que sabem da importância e das dificuldades dos idosos de nossa cidade”, agradeceu.

O aposentado José Cícero chorou emocionado ao saber do novo benefício. “Não acredito! Conseguimos? Obrigado Seu Marcos, ninguém nunca olhou para a gente. Nós sofremos demais com a discriminação. Parece que quando envelhecemos, deixamos de existir. Essa Lei nos traz um pouco de dignidade, nos estimula a seguir lutando”, disse.

Apoio fundamental

Seu Marcos concluiu a visita citando o nome dos colegas que colaboraram com a derrubada do Veto e agradecendo todos que apoiaram o projeto. “Quero agradecer e citar os nomes dos vereadores Anderson de Tuca (PRTB), Emília Corrêa (Patriota), Kitty Lima (REDE), Américo de Deus (REDE), Isac Silveira (PC do B), Iran Barbosa (PT), Palhaço Soneca (PPS), Lucas Aribé (PSC), Cabo Amintas (PTB), Pastor Alves (PRB), Elber Batalha (PSB), Jason Neto (PDT) e Dr. Gonzaga (MDB) que defenderam a ideia e votaram a favor da derrubada do veto. Agradeço também a toda a imprensa que divulgou e colaborou com essa vitória.

Isac Silveira explicou que existe uma contrariedade enorme na concepção de tarifa social em nossa cidade. “Desde que li a ideia da ampliação do projeto, falei da importância e disse que seria favorável a ele. Nenhuma empresa de ônibus de Aracaju tem a obrigação contratual de prestar um serviço social. Este projeto garante a cidadania aos idosos e contribui com a qualidade de vida da nossa capital. Parabéns Seu Marcos ”, concluiu.

O também vereador Américo de Deus reiterou seu compromisso em fazer valer o direito do cidadão aracajuano. “Desde primeiro momento que o vereador Seu Marcos pediu pra fazer a defesa do projeto, já sinalizei que seria favorável a ele, por entender que o benefício é muito importante para os idosos. Muitos não conseguem pagar os medicamentos com o pouco dinheiro que recebe, imagine uma tarifa cara como é a de Aracaju. Acredito no projeto e estou muito feliz por trazer esta noticia aqui hoje”, enfatizou.