Setor de saúde funcional da CMA realizou testagem de ISTs para servidores
Nesta quarta-feira (12/06), o setor de saúde funcional da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação de testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Os testes foram direcionados para infecções como sífilis, HIV e hepatites B e C. A ação foi destinada exclusivamente aos funcionários da Casa Parlamentar.
Segundo a médica da Câmara de Vereadores, doutora Renata Hellen, “nessa atividade, nós oferecemos a testagem rápida, que é importante para que saibamos o diagnóstico. E sabendo o diagnóstico, intervimos de uma forma mais rápida, precoce, mais eficaz, trazendo saúde para os funcionários da Casa”, ressaltou.
A enfermeira da Casa Parlamentar, Maiara Simões, explicou que a ação promovida pelo setor foi um sucesso. “A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou os testes para 100 pessoas. Conseguimos utilizar o número total de testes disponibilizados antes do tempo previsto”, pontuou.
População também deve realizar testagem para infecções sexualmente transmissíveis
A doutora Renata também explicou que é possível realizar essa testagem por meio da Secretaria Municipal de Saúde. “É liberado para todos os grupos os testes rápidos, seja nas unidades básicas de saúde ou em centros de referência”, apontou. Os testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento, caso haja um diagnóstico positivo, também é ofertado pelo SUS.
A enfermeira da CMA, Maiara Simões, destacou a importância do diagnóstico precoce dessas infecções. “No estágio inicial das doenças testadas, a sintomatologia é pouco expressiva. Nesse contexto, a realização de testes rápidos ganha uma importância muito grande, pois permite o diagnóstico e a instituição de tratamento precoce. Após o diagnóstico de sífilis e de hepatite C, o tratamento instituído tem como objetivo atingir a cura. Já no caso do HIV e da hepatite B, o foco será o controle da carga viral”, pontuou.
Entenda o que são as ISTs
Existem diversas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), dentre elas, a sífilis, HIV e hepatites B e C. No caso da sífilis, geralmente, os sintomas iniciais envolvem uma ferida indolor, mas em estágios avançados, podem afetar os órgãos internos, como coração e fígado. Sua transmissão pode ocorrer por via sexual, mas também da mãe para o bebê durante a gravidez, parto ou amamentação e por produtos contaminados, como agulhas sujas.
No caso das hepatites B e C, elas são consideradas doenças silenciosas e, por isso, quando se descobre a infecção, já há um grande avanço. Sua principal atuação é no fígado. No caso da hepatite B, já existe vacinação, aplicada em 03 doses, com os intervalos corretos. As vacinas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
Já o HIV é um vírus que causa imunodeficiência, pois ataca o sistema imunológico. É importante realizar o diagnóstico, com a finalidade de investigar e controlar a carga viral.