Setor de saúde funcional da CMA realiza campanha de vacinação para os servidores

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 18/06/2024 12h13, última modificação 04/11/2024 17h20
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju
Setor de saúde funcional da CMA realiza campanha de vacinação para os servidores

Foto: Gilton Rosas

Na terça-feira (18/06), o setor de Saúde funcional, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou a vacinação dos servidores da Casa Parlamentar. As vacinas aplicadas foram a Covid-19, influenza, tríplice viral, febre amarela, tétano e hepatite B.

 

A enfermeira da Câmara de Aracaju, Maiara Simões, explicou que o objetivo da ação foi prevenir as doenças nos servidores, suas famílias e na população. “Essa campanha  faz parte de um grande plano, que é o plano de sustentabilidade da Câmara Municipal de Aracaju. Nós fazemos parte do eixo de qualidade de vida no trabalho, então, nosso objetivo é justamente trazer essa prevenção cada vez mais próxima do servidor”, apontou. 

 

O médico da CMA, Marcelo Garcia, explicou que essa vacinação também serve para estimular a população a buscar as unidades básicas de saúde e se prevenir. “Fizemos essa campanha para atualizar a vacinação dos funcionários. Temos a importância da vacinação, que é direcionada para prevenir doenças infectocontagiosas e com essa propaganda, a gente tende a estimular também a população a procurar o atendimento nos postos de saúde para atualizar seu cartão de vacinação”. 

 

Os servidores aderiram à campanha de vacinação. Uma delas foi Dona Maria de Fátima, que recebeu 04 doses de vacina.  “Eu só tenho a agradecer, porque é uma oportunidade e não podemos perder a chance de nos vacinarmos. Isso é questão de saúde”. Maria Isabel Chaves, jornalista na CMA, também garantiu suas doses.

 

“ É muito importante essa ação, já que, muitas vezes, não temos tempo de ir a um posto de saúde, olhar nossa caderneta de vacinação. Trazer essa ação para o local de trabalho é uma possibilidade de nos atentarmos ao assunto e cuidarmos não somente de nós, mas de nossa família e colegas de trabalho”, explica Isabel. 

 

Kevin Teles, que é social media da Câmara de Aracaju, reforçou que essa ação foi importante também para tirar dúvidas, assim como para a aplicação de doses de reforço. “Sinto que agora posso continuar o trabalho protegido. Temos contato com outras pessoas e essa é uma forma de protegermos a todos”, concluiu. 

 

População deve buscar unidade básica de saúde e atualizar o cartão vacinal 

As vacinas de Covid-19, influenza, tríplice viral, febre amarela, tétano e hepatite B estão disponíveis gratuitamente nas Unidades básicas de saúde. Em algumas dessas vacinas, existe a aplicação de reforço e,  por isso, é fundamental que a população busque atualizar o seu cartão vacinal. 

 

Por exemplo, no caso da hepatite B, para adultos de 20 a 59 anos são exigidas 3 doses de vacinação. A tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) é aplicada em 2 doses, de 20 a 29 anos de idade e, a partir dos 30 anos, com uma dose anual. 

 

A vacinação de tétano deve ser aplicada a cada 10 anos e a de febre amarela é aplicada uma dose única. No caso da vacinação para a Covid-19, nesse momento, há um direcionamento para os grupos prioritários. 

 

Todas as informações e atualizações sobre o cartão vacinal podem ser obtidas na Unidade básica de saúde mais próxima a sua casa, assim como pelo aplicativo “Meu SUS”.