Setembro Verde: Byron lamenta enfraquecimento das políticas públicas para PCD's em Aracaju

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h20
Setembro Verde: Byron lamenta enfraquecimento das políticas públicas para PCD's em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Com uma campanha em curso no país, o ‘Setembro Verde’, o vereador por Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), tratou, no Grande Expediente da Câmara, nessa quarta-feira, 14, sobre o enfraquecimento da atuação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal da Assistência Social. O vereador, que é defensor da pauta, cobrou efetividade na atuação da Coordenadoria que, segundo Byron, deveria ser “mais forte e com ações visíveis à sociedade, mas, no momento, parece que não existe, que não temos um órgão que pense a política pública para pessoas com deficiência na capital”.

O parlamentar criticou o fato de a Assistência Social não aproveitar a campanha para realizar ações que destaquem a importância da inclusão social das pessoas com deficiência em Aracaju. Byron lembrou que, no último Censo, mais de 150 mil cidadãos aracajuanos sinalizaram que possuem algum tipo de deficiência.

“Temos um número grande de pessoas com deficiência na capital que, certamente, deve aumentar com os resultados do próximo Censo. O que acontece é que, infelizmente, a política pública voltada ao fortalecimento das pautas e lutas desse público está enfraquecida. Precisamos urgentemente que as pessoas com deficiência sejam levadas a sério. É inadmissível que uma campanha tão importante passe despercebida pela gestão. Eu e minha equipe procuramos algum tipo de ação, de publicidade da campanha, mas não há em lugar nenhum. Peço atenção da Prefeitura, da Assistência Social, da Coordenadoria, para essas pautas que tanto precisam de apoio, visibilidade e compromisso”, critica o parlamentar.