Setembro Amarelo: vereador Pastor Diego promove ação de conscientização

por Por Lucivânia Pereira - assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/09/2023 10h17, última modificação 29/09/2023 10h17
Setembro Amarelo: vereador Pastor Diego promove ação de conscientização

Foto: Efraim

Unindo forças para salvar vidas. Na última quinta-feira, 28, a região dos semáforos da rotatória do Sinhazinha ganhou destaque pela ação de conscientização e prevenção ao suicídio, promovida pelo vereador Pastor Diego (PP). O ato marca o desfecho de uma série de trabalhos que o parlamentar desempenhou em alusão a campanha nacional do ‘Setembro Amarelo’, mês dedicado ao autocuidado com a saúde emocional.

O gesto simbólico teve como objetivo lembrar a importância de discutir, abertamente, as questões relacionadas à saúde mental e ao suicídio, além de incentivar a busca por ajuda e apoio. “Nós estamos divulgando a importância do cuidado a saúde emocional e também os projetos importantes que aprovamos na Câmara Municipal de Aracaju, voltados a esta questão que tanto nos sensibiliza e preocupa”, destacou o parlamentar.

O vereador Pastor Diego, conhecido por seu trabalho pastoral e sua atuação parlamentar em prol de causas sociais, explicou a principal motivação por trás da ação. "Nossa comunidade precisa saber que não está sozinha, que há apoio disponível para quem enfrenta desafios emocionais. O Setembro Amarelo é uma oportunidade de conscientizar a todos sobre a importância de cuidar da nossa saúde mental", disse.

Através do mandato, ele já aprovou três projetos que previnem o suicídio e priorizam o acompanhamento psicossocial. O primeiro, trata sobre o desenvolvimento da saúde mental de alunos e discentes das escolas municipais. O segundo, determina a instalação de equipamentos de proteção nas laterais das pontes, passarelas e viadutos para evitar danos contra a vida. O terceiro, dispõe sobre o acompanhamento psicológico a famílias que tiveram vítimas da covid-19 e pessoas com problemas emocionais decorrentes da pandemia.

A ação, apesar de simples, teve um impacto significativo na conscientização da comunidade ao criar uma janela de oportunidade para que se reflita sobre o tema e incentivar a buscar informações sobre como oferecer apoio a amigos e familiares que possam estar passando por dificuldades emocionais. Na ocasião, foram distribuídos folhetos informativos com recursos e contatos úteis para quem precisa de ajuda. A iniciativa do vereador Pastor Diego mostrou como gestos simbólicos podem desempenhar um papel fundamental na promoção da empatia e na abertura de diálogos importantes.