Setembro Amarelo: vereador Pastor Diego abraça a causa e luta pela valorização da vida

por Lucivânia Pereira, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/09/2023 15h13, última modificação 06/09/2023 15h13

Foto: China Tom

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo. Para abordar essa realidade, o vereador Pastor Diego (PP) aderiu à campanha do ‘Setembro Amarelo’. O parlamentar ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 6, e alertou sobre o papel dos gestores da saúde e do poder público neste enfrentamento que assola diversas pessoas.

“Os números são assustadores, somos uma sociedade multitarefa, em que as pessoas fazem muitas coisas ao mesmo tempo e cada vez mais cedo encontramos crianças, adolescentes e jovens doentes emocionalmente. Nossa sociedade clama por socorro de saúde emocional”, observou.

A iniciativa tem como propósito promover a conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. “Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas busquem ajuda e entendam que a vida sempre será a melhor escolha”, falou. Em contribuição, o vereador Diego já aprovou três projetos que previnem o suicídio e priorizam o acompanhamento psicossocial.

O primeiro trata sobre o desenvolvimento da saúde mental de alunos e docentes das escolas municipais. O segundo determina a instalação de equipamentos de proteção nas laterais das pontes, passarelas e viadutos para evitar danos contra a vida. O terceiro dispõe sobre o acompanhamento psicológico a famílias que tiveram vítimas da covid-19 e pessoas com problemas emocionais decorrentes da pandemia.

“É um assunto sério que requer nossa atenção, a Secretaria de Saúde precisa tratar da saúde emocional como caso de emergência. Quando uma pessoa busca por atendimento emocional é porque ela já está esgotada, não dá para aguardar na fila para receber atendimento. A situação precisa ser vista como emergencial”, enfatizou o parlamentar.

Sensível à questão, o vereador Bigode do Santa Maria (PSD) endossou o discurso enfatizando que tanto o suicídio quanto a depressão são reflexo das dificuldades que a população vulnerável tenta contornar diariamente. “Não há emocional que consiga ficar blindado contra a miséria, a fome e o desemprego. Isso é o que leva as pessoas mais pobres a cometer tal ato, o desalento e o desespero”, avaliou.

Dados preocupantes

O suicídio é um problema de saúde pública, com grandes impactos na sociedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama. Em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Emendas impositivas

Na ocasião, o vereador Pastor Diego voltou a cobrar melhor planejamento e um cronograma de aplicação das emendas impositivas. “Chegamos a mais um mês, estamos nos aproximando do término do ano e o que me parece é que elas não serão aplicadas. Só houve uma aplicação simbólica na maternidade Nossa Senhora de Lourdes e na Secretaria Municipal do Esporte”, falou.

E ainda adverte: “Porém, aquilo que nos interessa de verdade e de fato, que foi o investimento no Hospital Universitário e na Emurb para obras e urbanização, me parece que não vai haver aplicação. Precisamos de uma posição oficial desta Casa”.

O parlamentar ainda reitera que lamenta e discorda da exoneração de Dr. Dalmo, superintendente do HU e que esteve à frente todo trâmite para destinação e aplicação das emendas. “Fizeram manobras políticas para apagar o trabalho brilhante daquele que tanto estava se destacando em relação à saúde pública no estado de Sergipe”, lamentou.