Sessão na Câmara homenageia os agentes de trânsito
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou nesta segunda-feira, 25, uma Sessão Especial, proposta pelo vereador Fábio Meireles (PPS), em alusão ao Dia Nacional do Agente de Trânsito, celebrado no dia 23 de setembro. A plenária, que contou com a participação de representantes do Poder Executivo, parlamentares e dos trabalhadores, discutiu a valorização da categoria que, para Fábio, tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da mobilidade na capital sergipana.
O vereador Fábio Meireles lembrou uma cena que acompanhou no começo deste ano durante uma concentração de pessoas em um domingo à noite na Avenida Hermes. “No meio de uma multidão ingerindo bebida, dois agentes de trânsito estavam tentando ajudar. Eu os abordei pedindo que não colocassem suas vidas em risco, mas a palavra deles foi taxativa no sentido de que continuariam naquele lugar para assegurar o ir e vir da população”, destacou o parlamentar enaltecendo o compromisso dos profissionais que diariamente zelam pelos aracajuanos.
Aracaju tem mais de 200 agentes e agora, segundo Fábio, seu empenho será para garantir a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) pleiteado por estes profissionais desde 2014. O vereador, que já colocou sua assessoria jurídica à disposição da categoria para elaboração da proposta, disse acreditar também no interesse do prefeito Edvaldo Nogueira em viabilizar a valorização dos agentes, categoria criada em sua gestão anterior. “Essa é uma categoria injustiçada por muitos, não apenas pela população, mas com o mesmo carinho e afinco que luto pelas obras Zona Norte, lutarei pelo Plano de Cargos dos agentes. Não sou vereador de rejeitar o ‘não’, mas ouço o ‘não’ e trabalho para transformar em ‘sim’. Vamos apresentar uma proposta ao prefeito com respeito e seriedade para que não haja brechas no texto porque sei que esta Casa não vai se furtar a aprovar este benefício”, salientou Fábio, que é autor do Projeto de Lei, já aprovado pela CMA, que institui o Dia Municipal do Agente de Trânsito, a ser celebrado anualmente em 23 de maio.
O superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Aristóteles Fernandes, enalteceu a iniciativa do vereador Fábio Meireles que pela primeira vez na história do Legislativo municipal propôs uma homenagem aos agentes de trânsito. “Sempre defenderei o trabalho deles e sou grato por honrarem a farda", disse Aristóteles colocando-se à disposição dos trabalhadores que, a seu ver, desempenham “um trabalho difícil e, infelizmente, mal interpretado muitas vezes”.
O presidente do Sindicato de Agentes de Trânsito de Aracaju, Fábio Bulandeira, reforçou o pedido dos agentes pela aprovação do PCCV, mas também destacou o engajamento dos seus colegas para garantir um trânsito mais humano e bem gerido. "Embora gratificante, sei que a profissão ainda precisa ser mais reconhecida. Porém, se tem uma obra, o agente está lá. Se há um evento festivo ou esportivo, estamos lá também. Nós estamos a serviço da sociedade 24 horas por dia e eu me orgulho muito da minha profissão", observou.