Sessão Especial proposta por Pastor Diego comemorou o centenário da IEQ e seus 72 anos no Brasil

por Lucivânia Pereira- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 16/11/2023 10h55, última modificação 16/11/2023 12h07

Foto: China Tom

Momento de fé, reconhecimento, comunhão e respeito ao legado de transformação, assim foi a Sessão Especial em homenagem ao centenário da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) e seus 72 anos de fundação no Brasil. A solenidade aconteceu na última terça-feira, 14, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e partiu da iniciativa do vereador Pastor Diego (PP), que propôs o ato solene. O evento reuniu diversas personalidades públicas, políticos influentes e autoridades da comunidade evangélica, evidenciando a relevância dessa instituição na esfera religiosa e social.

O momento solene não apenas celebrou a longevidade da Quadrangular, mas também destacou o papel crucial desempenhado por essa instituição na promoção de valores como fé, evangelismo, amor ao próximo e, sobretudo, a transformação social do cidadão. Os discursos proferidos durante o ato enfatizaram a colaboração entre a comunidade religiosa e as esferas políticas, visando o bem-estar coletivo.

A partir da vivência pessoal, o vereador Pastor Diego, como anfitrião do evento, expressou sua gratidão por ser membro da IEQ Sergipe e destacou a capacidade de mobilização que a entidade cristã tem de promover o desenvolvimento humano e resgatar vidas. “Cheguei  à igreja com 17 anos, um jovem sem estudo, sem perspectiva nenhuma de vida e totalmente desacreditado. Fui abraçado pelo espírito santo e pelo meu pastor. Nessa vivência, consegui concluir meus estudos, buscar minha profissão, formar a minha família e me encontrar na vida”, relatou.

Ainda em seu testemunho, o parlamentar enfatiza que passou a compreender qual é o seu propósito de vida. “Assumi o ministério pastoral, ali eu descobri que é para isso que existo e para isso que vivo nessa terra. E se hoje sou vereador de Aracaju, é porque eu tenho Igreja, tenho o Pastor Luiz Antônio e a Pastora Cida em minha vida e em minha jornada. Entendi que fui chamado, escolhido para esse propósito e eu não posso deixar de registrar a minha gratidão”, declarou.

Já o presidente da Quadrangular em Sergipe, Pastor Luiz Antônio, atribui a homenagem a  uma chance de reforçar a missão, os princípios e valores transmitidos por meio da palavra e atos de fé. “Esse momento é muito significativo para nós quando estamos nesta Casa, que é reconhecida como a Casa do povo. Tendo a oportunidade de agradecer a Deus, louvar o nome do Senhor pela oportunidade de servir ao povo, de servir as pessoas com a palavra de Deus. Acreditando que é a Palavra que muda, que transforma, que verdadeiramente traz a regeneração na vida do ser humano”, pontuou.

Compartilhando da mesma linha de pensamento, o superintendente da IEQ Sergipe e secretário estadual de cidadania, Pastor Jalmir Oliveira, acrescenta que a Quadrangular também exerce seu papel enquanto instituição prezando pela cidadania. “Louvado seja Deus pelo entendimento que a nossa Igreja tem tido sobre o papel social e político de transformação de pessoas. Temos a consciência de que todo ser humano precisa buscar uma plenitude e ninguém é pleno de verdade senão em Cristo. Também compreendemos que as pessoas precisam daquilo que vai além do espiritual”, disse.

Nesse contexto, ele menciona e destaca o Projeto Lucas que atende inúmeras pessoas e tem destaque na esfera social. “Temos uma unidade itinerante que proporciona atendimento médico, jurídico, psicológico, estimula o autocuidado, fornece corte de cabelo entre outras ações que resgatam o brio da população. A Igreja Quadrangular entende que caminhamos juntos com esse projeto social para ajudar as pessoas e fortalecer o trabalho de transformação”, detalhou.

Esse dia marcante na história da Igreja do Evangelho Quadrangular não apenas celebrou uma trajetória centenária, mas também fortaleceu os laços entre a comunidade religiosa e as instâncias políticas, sinalizando uma colaboração contínua para o bem comum. O evento reafirmou a importância do diálogo interdisciplinar e da cooperação entre diferentes setores da sociedade.

Presenças

Entre os ilustres presentes, destacaram-se o secretário chefe da Casa Civil, Jorginho Araújo (PSD); e o vice-governador Zezinho Sobral (PDT), que prestigiaram o marco histórico dessa comunidade de fé. As presenças das deputadas federais Yandra Moura (União Brasil) e Katarina Feitoza (PSD) e do deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil) também ressaltaram o reconhecimento político da importância da Igreja. Além do secretário municipal de governo, Halisson Souza, do ex-deputado, Pastor Heleno, a líder evangélica, Pastora Cida Abreu, entre outros pastores, superintendentes e personalidades influentes no meio evangélico. Além do presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede),  e os vereadores Pastor Eduardo (Republicanos) e Emília Correia (Patriota).

História da IEQ

A Igreja do Evangelho Quadrangular teve sua fundação nos Estados Unidos em 1923 pela Irmã Aimée Semple McPherson, com a inauguração do Angelus Temple em Los Angeles, Califórnia. No Brasil sua história teve início com o pastor Harold Williams e sua esposa, Mary Williams, missionários da Foursquare Church Gospel dos Estados Unidos, que fundaram a primeira IEQ no país em 15 de novembro de 1951, na cidade de São João da Boa Vista, São Paulo.

Hoje, a IEQ é presidida pelo Rev. Mario de Oliveira, que ingressou no ministério aos 19 anos e, desde então, abriu 16 igrejas distribuídas entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Atualmente, a IEQ conta com mais de 17 mil templos e obras em todo o país, com mais de 35 mil ministérios ativos, 23 mil obreiros credenciados, 3.640 aspirantes e 8.188 ministros. Ao longo de sete décadas de evangelização no Brasil, a IEQ tem levado o Evangelho de Jesus Cristo a milhares de pessoas, promovendo um crescimento sólido e constante.