Sessão especial na Câmara irá discutir direitos da pessoa com deficiência

por Marina Lopes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/09/2019 13h38, última modificação 06/09/2019 13h38
O Dia Nacional e Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, será marcado por um momento de diálogo sobre direitos e inclusão durante Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizada na sexta-feira, dia 20. A ação faz parte da 7ª Semana Aracaju Acessível, organizada pelo vereador Lucas Aribé, que este ano conta com o tema A Arte de Incluir.

Durante a Sessão, pessoas com deficiência que se destacam no enfrentamento às adversidades irão utilizar a tribuna para contar suas histórias de superação, e colocar em pauta a inclusão através do esporte, turismo, cultura e lazer. O público irá ouvir os depoimentos do escritor Reginaldo Paes, da integrante da companhia Loucurarte, Luiza Fernando Conceição, do paraciclista Rayr Barreto, do paratleta Enaldo Boaventura, da turismóloga Cristina Santos, e do presidente do Centro de Surdos de Aracaju (Cesaju), Pablo Ramon.

“A participação ativa das pessoas com deficiência é fundamental para a garantia de uma sociedade inclusiva. Por isso, ocupar também o espaço da Câmara é significativa, pois reflete a necessidade de manter a inclusão sempre em pauta no Legislativo aracajuano”, avalia o vereador Lucas Aribé.

A Sessão será realizada a partir das 9h. Em seguida, haverá o Almoço com Acessibilidade, no restaurante-escola do Senac, Cacique Chá Bistrô, onde os alunos da instituição aprendem na prática sobre o atendimento às pessoas com deficiência.

A Semana Aracaju Acessível é realizada há sete anos pelo vereador Lucas Aribé, em alusão ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa Com Deficiência. Com o apoio de diversos parceiros das iniciativas pública e privada, além de entidades do terceiro setor, a série de eventos discute e estimula práticas inclusivas e iniciativas de valorização da pessoa com deficiência.