Sessão Especial na Câmara celebra o Dia do Contador

por Fernanda Sales — publicado 29/05/2017 10h15, última modificação 27/11/2017 11h25
Sessão Especial na Câmara celebra o Dia do Contador

Gilton Rosas

Na manhã desta segunda-feira, 29, foi realizada uma Sessão Especial no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para comemorar o Dia do Contador e os 70 anos do Conselho Regional de Contabilidade em Sergipe. A sessão é de autoria do presidente da CMA, Nitinho (PSD), e contou com a presença dos vereadores Américo de Deus (REDE) e Carlito Alves (PRB).

Para o parlamentar Nitinho, é uma satisfação poder fazer essa Sessão Especial que é um marco para a história da contabilidade em Sergipe. “Nós estamos passando por um momento de crise. E a contabilidade é fundamental. Na questão da Operação Lava-Jato, por exemplo, só dá para analisar os dados porque existem contabilistas competentes para isso. Não sou da área contábil, mas tenho consciência da importância dessa profissão”, destacou.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Angela Andrade Mendonça, o ano de 2017 marca os 70 anos da Instituição. “Essa é uma data muito importante para nós. Fomos o 6º conselho a ser formado no Brasil inteiro. Somos uma entidade com mais de seis mil profissionais ativos. O conselho tem como ajudar a mudar a cara do nosso Brasil e enfrentar essa crise. É preciso cumprir as normas e as leis e dar transparência a essas leis. Desde 2012 a Lei da Transparência afirma que qualquer cidadão tem que ter acesso aos números, e isso é feito por um profissional da contabilidade. Por isso, que parabenizo todos os profissionais da área, tanto de Sergipe como no Brasil”, afirmou.

Para a presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis, Maria Salete Barreto Leite, é um orgulho pertencer a uma categoria tão necessária para o desenvolvimento do Brasil. “Espero que depois desses 70 anos, que venham 80, 90 anos e que os futuros contabilistas venham continuar honrando esse trabalho da contabilidade”.

“Essa profissão é imprescindível tanto para a área empresarial como para uma pessoa física. Hoje em dia até uma pessoa que precisa de uma empregada doméstica precisa de um contador e eu me orgulho muito da profissão que exerço e sei que nós contabilistas fazemos a diferença”, disse Gleide Selma Santos, presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap).

Arnaldo Rodrigues, presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Sergipe (Sindcont/SE), explicou que esse é um momento de comemoração dos 70 anos do Conselho e isso faz com que todos possam refletir sobre essa profissão. “Quem conhece a história da contabilidade sabe que na década de 80, por conta da modernidade tecnológica, a sociedade achava que a profissão ia ser extinta, mas na verdade essa profissão também se modernizou e hoje é tão necessário este profissional como antigamente”, afirmou o presidente falando ainda que não existe um “jeitinho brasileiro” quando se trabalha com transparência.

Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade falou sobre a dificuldade e a valorização da profissão. “Nitinho está de parabéns por sugerir essa sessão para nos homenagear. Hoje estão reunidas aqui várias entidades que trabalham em prol da valorização dessa profissão. Fico feliz em ver que estamos caminhando juntos. Não pode se falar em transparência sem a informação passada pelos profissionais de contabilidade”, frisou.

O vereador Américo de Deus saudou todos os presentes e destacou a importância do contador. “O contador é um gestor, é aquele que faz a empresa crescer, ele que direciona a melhor forma para uma empresa se desenvolver. A contabilidade é uma arte milenar que veio para consolidar as empresas”, disse o vereador ressaltando que o que falta no país é mais educação financeira.