Servidores do setor de Comunicação da CMA participam de evento sobre as eleições no TRE/SE

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 14/06/2024 12h14, última modificação 04/11/2024 17h20
A ação teve o objetivo de capacitar os jornalistas sobre o processo eleitoral
Servidores do setor de Comunicação da CMA participam de evento sobre as eleições no TRE/SE

Foto: Franklin Timóteo

Nesta sexta-feira (14/06), integrantes do setor de Comunicação da Câmara Municipal de Aracaju participaram da 5° edição do "Café com a Imprensa". O evento foi realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) e teve como finalidade capacitar jornalistas e promover entendimento aprofundado do processo eleitoral. De acordo com o TRE, em Aracaju na 416.717 eleitores.

A programação incluiu uma série de palestras que abordaram temas relacionados ao processo eleitoral, como o combate à desinformação, propaganda eleitoral, arrecadação e gastos eleitorais, Urnas eletrônicas e  principais prazos e características específicas das eleições municipais.

O desembargador Diógenes Barreto, presidente do TRE/SE, explicou que há uma preocupação eleitoral, que vem desde o ano de 2022, no que se refere às fake news. "A democracia não é uma coisa acabada, ela se reconstrói todos os dias, temos exemplos de países que se diziam tão democráticos que estão enfrentando os problemas por causa dos fake news, como é o caso dos Estados Unidos. Sabemos que não são os jornalistas que fazem fake news. Quem faz isso são aquelas pessoas que têm o objetivo de se infiltrar a partir da democracia para destruí-la. Por isso, a imprensa tem esse papel essencial de levar a verdade", apontou.


De acordo com o juiz membro do TRE-SE, Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, que realizou a palestra ligada ao combate à desinformação,  "o relacionamento do TRE com a imprensa já é histórico, com esse encontro anual nas vésperas da eleição, para alinhar as condutas, reforçar a parceria. Inclusive, neste ano, realizamos a celebração do pacto contra a desinformação, mal que tem assolado as últimas eleições e precisa ser combatido. Para isso, precisamos de uma informação séria, profissional, o que reforça ainda mais o papel da imprensa", pontuou.

 O coordenador de conteúdo da TV Câmara de Aracaju, Franklin Timóteo, destacou a importância da equipe de Comunicação participar desse evento.

"A TV Câmara Aracaju é uma TV legislativa, pertencente à rede legislativa, então, é fundamental entender todo o processo eleitoral. Além disso, dentro da Casa Parlamentar, temos possíveis pré-candidatos como prefeitos e vereadores. Dessa forma, precisamos entender tudo o que pode ser feito, para respeitar à legislação", explicou.

Marcos Moreira, que é servidor efetivo da CMA e jornalista, participou do evento. Ele também é idealizador do programete "Drops da Democracia".

"Aproveitamos esse momento para atualizar as informações necessárias à compreensão do processo eleitoral e da necessidade de se obter informações confiáveis. Inclusive, estamos com o projeto Drops da Democracia que trabalha justamente com informações eleitorais de modo simples e acessível à população. A finalidade é passar orientações sobre o processo eleitoral, levando em conta o entendimento sobre o que é  voto majoritário, voto proporcional, o que faz o prefeito e o vereador, assim como sobre calendário eleitoral", reiterou.