Servidores da CMA se reúnem em evento voltado à Campanha da Sustentabilidade

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h20
Servidores da CMA se reúnem em evento voltado à Campanha da Sustentabilidade

Foto: Camila Farias

Nesta sexta-feira, 20, a  Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou mais um evento voltado à Campanha da Sustentabilidade. Dessa vez, a ação reuniu representantes da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), para orientar os servidores sobre as mudanças necessárias voltadas ao setor. Dentre as orientações estão dicas sobre a coleta seletiva, como a separação de vidros, metais, papel e plástico. Foram sorteadas 2 garrafinhas de alumínio e distribuído um kit ambiental com orientações da DESO. 


Próximos passos 

Foi apresentado aos servidores o "Plano de Logística Sustentável" que envolve o aproveitamento de papel, plástico e gestão dos resíduos na CMA. Nos próximos 30 dias, os servidores preencherão um formulário com as demandas de sustentabilidade do setor. Entre os meses de dezembro e janeiro será publicado o plano de logística sustentável, com sua execução e publicação de informações no portal da transparência. 

"É muito importante ter uma Casa como essa realizando atividades, envolvendo as equipes dentro dos recursos que temos hoje, para que as mudanças sejam graduais e os resultados sejam duradouros", afirma Verena Dalton, que é a presidenta da comissão gestora do plano de logística sustentável da CMA.


Histórico 

Em maio deste ano, os servidores participaram de uma oficina de gestão pública sustentável e em junho, a CMA aderiu à Rede Legislativo Sustentável. Posteriormente, houve a assinatura do acordo com a CARE. 

Após reuniões, na segunda-feira (17/10), foi oficialmente lançada a Campanha de Sustentabilidade por meio da assinatura da portaria nº 2473, de 16 de outubro de 2023, a qual designa servidores específicos para constituírem a comissão gestora do plano de logística sustentável da CMA. Atualmente, a comissão é composta por 05 servidores.


Fala dos servidores 

O servidor do setor Legislativo da CMA, Ruan Freitas, explicou que em seu setor "muitos documentos antes eram impressos e isso pode ser reduzido com a emissão de assinatura eletrônica. A digitalização de arquivos é importante”. 


"Na taquigrafia, utilizamos blocos de nota para as coberturas. Nosso sonho é utilizar tablets. A longo prazo seria mais benéfico para a casa", apontou  Letícia Barros, chefe do setor da taquigrafia.

Paulo Siqueira, que é do setor de protocolo, destacou também a necessidade de reduzir os papéis que chegam ao setor. Maiara Simões, servidora do setor de saúde funcional propôs a adesão ao prontuário eletrônico.