Servidores da Câmara Municipal de Aracaju destinam resíduos sólidos à Care

por Agência CMA — publicado 21/11/2024 12h51, última modificação 21/11/2024 12h51
Representante da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju recolheram materiais recicláveis na CMA, na manhã desta quinta-feira, 21
Servidores da Câmara Municipal de Aracaju destinam resíduos sólidos à Care

Gilton Rosas

Na manhã desta quinta-feira 21, integrantes da Comissão do Plano Logística Sustentável (PLS) da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) entregaram à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE) materiais descartados pelos colaboradores da Casa legislativa com condições de reaproveitamento.  Na ocasião, a CARE recolheu uma “Big Bag”, que é uma embalagem que comporta grande quantidade de materiais sólidos, e 2 caixas com outros materiais descartados como papel e eletrodomésticos.  

A iniciativa é fruto de rodas de conversas com os colaboradores da CMA tendo o intuito de conscientizar a respeito de práticas que promovam a sustentabilidade. De acordo com Rosana Machado, membro da comissão do PLS, os encontros com os servidores têm sido fundamentais para o êxito das ações sustentáveis na Câmara de Vereadores.  

“A nossa Casa está evoluindo em nosso Plano de Logística Sustentável. A ação de arrecadação teve início há 15 dias. Realizamos rodas de conversa para sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre os resíduos sólidos e a maneira correta do descarte. Ele precisa ser um resíduo seco e limpo para que a gente possa ajudar outras pessoas que sobrevivem desse material. Muitas pessoas alimentam e educam seus filhos, pagam seus alugueis e sobrevivem por meio desses resíduos”, afirma Rosana.

Parceria CARE e CMA

Em 2023, a CMA firmou acordo de cooperação com a CARE, uma cooperativa formada por pessoas físicas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

Esse acordo prevê que se separe e se destine materiais recicláveis e inservíveis, em conformidade com a licença de operação da cooperativa. O intuito do acordo, além da destinação dos resíduos sólidos da CMA para reciclagem ou para logística reversa, é contribuir com o fortalecimento do digno Trabalho coletivo dessa entidade social e de organizações com visões semelhantes.

Plano de Logística Sustentável

No dia 05 de abril, a Câmara de vereadores publicou no Diário Oficial o Plano de Gestão de Logística Sustentável. Esse é um instrumento de governança e de planejamento, que facilita o desenvolvimento de ações voltadas ao consumo consciente e de sustentabilidade no parlamento de Aracaju. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento sustentável do Município.