"Serei um incansável defensor da categoria", diz Fábio sobre agentes de trânsito

por Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 24/05/2019 15h15, última modificação 24/05/2019 15h15

Foto: César de Oliveira

O vereador Fábio Meireles comandou hoje (24), a sessão especial que celebrou o dia municipal do agente de trânsito, cuja propositura instituindo a data é de autoria do próprio parlamentar. “Aracaju tem mais de 200 agentes que precisam do nosso apoio para continuar prestando um exímio serviço à população. Estarei sempre empenhado na defesa de melhorias para esses profissionais”, disse.

Fábio citou, por exemplo, a necessidade da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), pleiteado pelos agentes desde 2014. "Sou aliado do prefeito Edvaldo Nogueira e reivindicarei tudo o que for possível para contribuir com a categoria”, garantiu o parlamentar.

Alguns agentes fizeram uso da palavra e destacaram as ações que desenvolvem na cidade. Também falaram das dificuldades que enfrentam e cobraram do prefeito um olhar atento para as necessidades da categoria. "Embora gratificante, sei que a profissão ainda precisa ser mais reconhecida. O agente está em todos os lugares. Nós estamos a serviço da sociedade 24 horas por dia", observou o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito (Sindatran), Everton Machado Barreto dos Santos.

O vice-presidente da entidade, Fábio Bulandeira, informou que os agentes aracajuanos recebem um dos piores salários entre as capitais brasileiras. “Por isso, pedimos ao prefeito Edvaldo Nogueira a aprovação desse plano para a valorização profissional. Não esqueça que essa categoria, foi o senhor que criou em 2011”, disse.

O diretor de Trânsito da SMTT Aracaju, Thiago Souza Alcântara, reforçou que a redução do número de acidentes e mortes no trânsito comprova a relevância do trabalho da categoria, cujo resultado é maior segurança para motoristas e pedestres. "Não fosse a ação dos agentes, por mais que tenhamos câmeras, não teríamos o trânsito que temos hoje. Pode não ser o melhor que Aracaju poderia ter, mas é o melhor que conseguimos fazer diante das dificuldades e da defasagem de pessoal, considerando que os problemas do trânsito crescem a cada dia, mas o efetivo é o mesmo”, disse.

O diretor de planejamento e sistema da SMTT Aracaju, Diego Carvalho, aproveitou para expor as funções dos agentes de trânsito. "Todos nós garantimos a mobilidade urbana, atuamos nos acidentes de trânsito, liberando a via o mais rápido possível, atuamos nos semáforos quebrados, trabalhamos nas faixas de pedestres, ajudamos a salvar vidas”, listou.

Os vereadores Cabo Didi (sem partido) e Américo de Deus (Rede) também fizeram uso da palavra. "Não podemos terminar essa gestão do prefeito Edvaldo Nogueira sem resolver essa situação dos agentes de trânsito”, ressaltou Américo.

Já Cabo Didi contou que esteve reunido com os agentes de trânsito para tentar intermediar o diálogo da categoria e o Poder Executivo Municipal. “Contem com o nosso apoio para essa luta”, dispôs-se.