Tribuna Livre discute Segurança Pública Comunitária

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h20
 Tribuna Livre discute Segurança Pública Comunitária

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 27, o presidente do Conselho de Segurança dos bairros América e Novo Paraíso (Conseb), José Airton, usou o espaço da Tribuna Livre, na 84ª Sessão Ordinária, para discutir os benefícios que a polícia comunitária trouxe para os bairros onde houve a implantação dela, além de abordar as deficiências existentes, principalmente a falta de efetivo policial.

 "O conselho teve início devido à violência do bairro América. O bairro era conhecido como bairro do cão", afirmou José Airton. O presidente informou que o Conseb teve início em 1996 e ressaltou a importância de discutir sobre segurança pública comunitária nos bairros. "O bairro América agora é conhecido como bairro do amor", assinalou.

José Airton disse que é impossível um efetivo com dois policias dar cobertura aos bairros com mais de 35 mil habitantes e, por isso, os abusos de som alto e violência crescem nas comunidades. De acordo com o presidente, a polícia comunitária evita que o crime aconteça. "A polícia comunitária deve estar na rua 24h, realizando rondas nas áreas determinadas, evitando crimes e delitos, porque não adianta falar depois que o crime acontece. Ninguém devolve a vida", ressaltou. O presidente informou, ainda, que é necessário trazer para as ruas os policiais que estão nas repartições, pois, com isso, serão a mais 500 policiais a serviço da população.

Vereadores

Após a fala do presidente do Conseb, os parlamentares comentaram sobre o assunto. Os vereadores Ricardo Marques (Cidadania), Fabiano Oliveira (PP) e Emília Corrêa (Patriota) elogiaram o trabalho que vem sendo realizado por José Airton à frente do Conselho de Segurança.

Já o vereador Sargento Byron, como profissional de segurança pública, falou da importância da polícia junto com a sociedade "A sociedade junto com a polícia pode melhorar a segurança, porque quem mora no bairro sabe onde necessita esse cuidado. A Polícia Comunitária é um instrumento de transformação social."

A vereadora Linda Brasil (Psol) informou que muitos jovens entram na criminalidade por falta de segurança e é de extrema importância trazer a experiência do bairro América, com a Polícia Comunitária, para outras comunidades. Por fim, a  vereadora Angêla Melo (PT) completou que é muito importante discutir sobre segurança pública na política "O diálogo pode não evitar que o crime aconteça, mas pode ajudar a reduzi-lo”, opinou.