Segurança Pública: Cabo Didi e Georgeo Passos entram em defesa da promoção dos militares

por Patrícia França e Valéria Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/06/2020 11h15, última modificação 30/06/2020 14h50

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Cabo Didi (PSC) e o deputado estadual Geogeo Passos (Cidadania), somam forças em busca de melhores condições para a segurança pública do estado, tanto na defesa do quantitativo, quanto na valorização dos profissionais da Polícia Militar de Sergipe.
Em reunião com o Assessor Jurídico e advogado Bruno Santiago, os parlamentares discutiram uma possível medida legal, na lei, para que o último concurso da Polícia Militar, realizado em 2018, e o chamamento dos alunos que estão no curso de formação, fossem prorrogados. Cabo Didi relembrou alguns discursos do governador Belivaldo Chagas e destacou: "Sei que o governador é um homem preocupado com a situação da Polícia Militar e, acredito, que ele irá se sensibilizar com nosso pedido".
Outro assunto em pauta durante a reunião foi a promoção dos concursados da turma de 1998, de cabo para sargento, seguindo as normas de Promoção por Tempo de Serviço - PTS, para que sejam feitas as promoções de acordo como rege a lei. Assim sendo, a turma de 1998 já tem cinco anos na mesma patente e estão dentro do prazo estabelecido para serem promovidos pelo comando da Polícia Militar. "Fomos informados que o comando já tem uma lista para promoção de 345 cabos, mas ficariam de fora outros 51. Sabemos que o governador com seu bom senso pode promover toda essa turma de 1998, de uma só vez", esclarece o vereador Cabo Didi.
Os parlamentares também tiveram conhecimento de que 22 vagas de 3° Sargento, estão sendo ocupadas por 2° Sargento, quando na verdade deveria ter um respeito e obediência a cada patente, mesmo sendo previsto pela PTS, que gera uma jurisprudência. Por isso, fica o questionamento: Por que não promover os cabos a terceiro, ocupando as vagas de cabos, já que foi feito com os segundos sargentos? Além disso, há vários militares que estão impossibilitados devido ao trânsito em julgado dos seus processos relacionados aos problemas de saúde. Ainda, foram contabilizadas vagas de sargentos que foram à Reserva Remunerada.
"Pedimos que o governador Belivaldo possa promover todos os cabos à 3°Sargento. Esperamos que o governo, olhe com bons olhos essa promoção, beneficiando a todos cabos da turma de 98," explicou o deputado Georgeo Passos.
Em desabafo aos parlamentares, os cabos informaram que irão fazer 22 anos de polícia e apenas subiram um degrau na corporação, quando passaram de soldados a cabos.