Secretária Municipal da Saúde presta contas na CMA

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Waneska Barboza divulgou relatório do primeiro quadrimestre de 2023 e respondeu aos questionamentos dos vereadores
Secretária Municipal da Saúde presta contas na CMA

Foto: China Tom

A secretária municipal da saúde, Waneska Barboza, fez prestação de contas da pasta durante Audiência Pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, 28. Waneska Barboza apresentou o 1º relatório do primeiro quadrimestre de 2023 e relatórios da gestão de 2022.

A secretária municipal de saúde apresentou o resultado do planejamento estratégico da pasta, alinhado ao Plano Municipal de Saúde, com projetos que visam atender às necessidades da população. Os projetos expostos incluíram o aumento da cobertura da atenção primária; redução do tempo de espera de consultas especializadas e exames; implementação da linha de cuidado materno-infantil e da mulher; implementação da linha de cuidados dos doentes crônicos; construção da maternidade pública de Aracaju; fortalecimento e ampliação das ações do MonitorAju; garantia e qualificação do acesso à linha de cuidado da população LGBTQIAP+ e  implantação do ambulatório de saúde mental e do centro de diagnóstico por imagem. 

Na oportunidade, o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (Rede), enfatizou que a secretária veio cumprir o seu papel institucional e apresentar o relatório do primeiro quadrimestre. "Apresentando a evolução da sua gestão, percebemos que ainda existe uns pontos que precisam melhorar, mas tantos outros já foram apontados e melhorados, alguns problemas já foram solucionados. Sabemos que não dá para resolver tudo do dia pra noite, mas também não é admissível que a gente veja quadrimestre por quadrimestre os mesmos problemas persistindo. Waneska mostrou que muitos problemas foram solucionados, mas mostrando novos problemas e os mesmos que ainda persistem. Ela prometeu todos os esforços para que esses problemas sejam solucionados", explicou o presidente.

Questionamento dos vereadores

Ricardo Marques (Cidadania) agradeceu a preocupação da secretária durante a pandemia, porém questionou a demora na entrega de unidades básicas de saúde. “O Posto Niceu Dantas, no mosqueiro, fim de gestão, a construção foi logo quando entrei. A mesma questão é o posto Humberto Mourão, no São Conrado. Pode ter uma explicação burocrática para toda essa demora na entrega, mas não tem uma explicação plausível para sociedade", afirmou o parlamentar.

Sheyla Galba (Cidadania) questionou a demora nos resultados de diagnóstico de câncer de mama. “A gente sabe que o diagnóstico é responsabilidade do município, eu quero saber como é que anda o projeto de navegação, porque esse projeto vai fazer justamente esse papel do diagnóstico", pontuou a vereadora.

Professora Ângela (PT) questionou a super lotação nas unidades básicas de saúde. “A reclamação não é só nesse período, mas esse período amplia a falta e a necessidade de pediatra nessas unidades". Na mesma linha, Pastor Diego (PP) agradeceu a clareza das respostas e questionou a qualidade do atendimento as crianças. "A gente foi no Fernando Franco, no atendimento gripal da Coroa do Meio, fomos no Santa Isabel para poder verificar a situação, fomos no Hospital da Criança e verificamos uma situação caótica, a gente saiu de lá um pouco estremecidos, diversas crianças pequenas sendo entubadas, precisamos de ações preventivas, ou essa situação vai piorar", enfatizou o parlamentar.

Vinicius Porto (PDT) agradeceu a secretária pela atenção básica, que é o grande desafio da gestão e o desempenho no programa PrevineBrasil. “Vossa excelência conseguiu o maior crescimento das capitais do Nordeste. Veja, isso é algo fantástico, não é atoa que vários técnicos de outras prefeituras, vem para Aracaju para saber o que Waneska está fazendo, como ela está conseguindo fazer isso. É com muita dedicação, com muito dedicação, com muito empenho", assinalou.