Secretária de Saúde apresenta o relatório do 1º quadrimestre

por Danilo Silva Cardoso publicado 24/08/2017 10h30, última modificação 24/08/2017 13h42
Secretária de Saúde apresenta o relatório do 1º quadrimestre

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu durante a 61ª Sessão Ordinária desta quinta-feira, 24, a secretária Municipal de Saúde, Waneska Barboza, que apresentou o relatório do 1ª quadrimestre de 2017. Após exibir no painel os dados gerais da pasta, a gestora respondeu os questionamentos dos parlamentares. Entre os assuntos abordados durante o pronunciamento na tribuna da Casa Legislativa, a secretária destacou a queda na receita enviada pelo Governo Federal, em relação ao mesmo período de 2016, de pouco mais de 20 milhões de reais. Outro ponto destacado foi o número de atendimento na rede de urgência no período, superando os 80 mil beneficiados na Zona Norte e na Zona Sul. Bastante tranquila em seu discurso, a secretária salientou o papel dos vereadores nas cobranças de ações mais eficácias. “Esta é uma grande oportunidade de mostrar o que estamos fazendo e onde estamos avançando. Confesso que estava um pouco nervosa, mas acabei ficando mais tranquila ao perceber o sentimento de cooperação de todos os vereadores”. O vereador Seu Marcos (PHS) abriu a rodada de perguntas a gestora elogiando a Saúde Mental do município. “Diante de tanta cobranças que faço neste Plenário, hoje vim na Tribuna elogir sobre a matéria exibida no programa Como Será, da Globo, que colocou como excelência a saúde mental de Aracaju”. Relatando que os vereadores estão mais próximos ao povo, Zezinho do Bugio (PTB) cobrou um posicionamento sobre a falta de medicamentos nas Unidades de Saúde. “Tenho vários relatos de falta de medicamentos nas unidades de saúde, principalmente na zona norte, onde estou diariamente. Também peço que tome providências sobre o atendimento dos agentes de saúde, que não estão visitando as casas”. Parabenizando a gestora pelo aumento de atendimento do programa Saúde nas Escolas, o vereador Américo de Deus (Rede). “Com está ação iremos sair de 18 mil para mais de 25 mil estudantes beneficiados. Também parabenizo pela abertura do edital para a contratação dos 512 servidores que irão desafogar o atendimento da rede”, questionou o parlamentar demonstrando preocupação com os 58 casos de tuberculose. O Castramóvel foi o assunto levantado pela vereadora Kitty Lima (Rede). “A última vez que te visitei me deram um prazo de um mês para o castramóvel ir às ruas e até agora nada. Sabemos que o carro está em uma garagem e o contrato de aluguel do local acaba este mês. O meu medo é que está lei não seja cumprida. Quero saber quais dificuldades que a secretaria está passando com relação a isto”. O vereador Isac (PCdoB) expos um estudo realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em relação à mortalidade infantil. “A UFS fez uma exposição de dados socioeconômicos onde Aracaju ocupa a penúltima posição no nordeste em mortalidade infantil, quais ações estão sendo feitas?”. Fábio Meireles (PPS) destacou o elevado número de cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital sergipana. “A informação é que Aracaju possui cerca de dois milhões de cartões SUS, sendo que a população é de 600 mil, tem alguma medida sendo tomada em relação a isto?”. Outro questionamento foi sobre a dívida da Prefeitura Municipal de Aracaju com o Hospital Santa Isabel. O vereador Jason Neto (PDT) revelou que tem visitado os postos de saúde e vê que está melhorado o atendimento. “Estou sempre presente nas unidades de saúde e tenho escutado depoimentos da população que o atendimento está melhor, tem remédio e conseguem marca as consultas. Uma cobrança que faço é referente ao retorno da Unidade de Saúde Elisabeth Pita, ao conjunto Valadares, no bairro Santa Maria”. O líder do prefeito na CMA, professor Bittencourt (PCdoB), salientou que a preocupação da secretária é com a gestão pública. “Sei que a gestão que fazer o melhor, nos vereadores estamos sempre cobramos repostas dos problemas e na ponta disso tudo está à vida humana. Sua equipe é formada de pessoas que reconhecem as dificuldades e não se aquietam diante das barreiras”. Realizando um ligeiro comparativo entre o quadrimestre de 2016 e 2017, o vereador Iran Barbosa (PT) notou avanços. “Em um ligeiro comparativo entre os períodos, vi que cresceu os índices de atendimentos nas unidades de saúde, bolsa família e vários outros pontos, mais um dado chamou atenção, referente ao quesito da saúde da mulher, que apresenta uma queda insistente, sendo que o público feminino é a maioria da população”. O líder da oposição, vereador Elber Batalha (PPS), desejou sucesso questionando sobre as aplicações dos recursos do município. “Preciso saber quanto foi aplicado de recursos financeiros do município na Saúde. Não seria necessário realizar um concurso público ao invés de uma contratação temporária de 512 servidores?”.