Saúde emocional nas escolas é tema de debate promovido pelo vereador Pastor Diego

por Moema Lopes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/06/2021 14h55, última modificação 11/06/2021 15h08
Saúde emocional nas escolas é tema de debate promovido pelo vereador Pastor Diego

Foto: César de Oliveira

De autoria do vereador Pastor Diego (PP), o Projeto de Lei 76/2021 que institui a criação do Programa de Desenvolvimento da Saúde Mental e Emocional na Rede de Ensino Municipal da Cidade de Aracaju foi tema de uma audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores na manhã desta sexta-feira, 11. O programa tem como objetivo inserir nas escolas municipais uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos e assistentes sociais para acompanharem e promoverem um desenvolvimento emocional saudável tanto nos alunos, quanto nos professores e demais funcionários da escola.

“Essa equipe multidisciplinar é necessária e fundamental, pois o papel do psicólogo educacional e do assistente social vai colaborar para o desenvolvimento emocional dos alunos e de todos que compõem o ambiente escolar. Nós precisamos viver essa cultura de alfabetização emocional. Esse é um tema que não pode mais ser desprezado pela sociedade, precisa ser tratado com atenção e cuidado para que a gente possa ter um povo saudável emocionalmente e isso começa pela Educação”, declarou Pastor Diego.

Segundo uma das palestrantes, a enfermeira especialista em saúde e mestranda em Psicologia Chenya Coutinho, têm estudos que apontam que 54% dos professores das escolas relataram ter sofrido algum tipo de violência no local de trabalho e que 37% dos estudantes sofreram algum tipo de violência dentro da escola. “A gente tem inúmeros fatores que vão atravessar a saúde integral, principalmente a mental, desse sujeito. Daí a importância da identificação precoce. O psicólogo e o assistente social na escola atuariam em parceria com os serviços de saúde para promover e prevenir problemas emocionais com a identificação precoce deles. O quanto antes identifica, mais fácil reverter o quadro. Esse projeto do Pastor Diego é extremamente pertinente quando a gente fala da situação de violência”, destacou.

Para o deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) o Programa de Desenvolvimento da Saúde Mental e Emocional na Rede de Ensino de Aracaju vai agregar muito na Educação dos aracajuanos. “Tenho plena convicção pela importância do tema e, também, do bom senso do vereador em trazer para a sociedade aracajuana esse programa que pode ser exemplo para todo Estado. Pois, começa na capital e pode ser implementado nos outros municípios também. É importante trazer o Ministério Público para perto porque ele vai acompanhar e fiscalizar a implementação desses serviços nas escolas”, observou.

O doutorando em Psicologia e mestre em Psicologia Social, Israel Jairo informou que a sociedade está diante de uma necessidade técnica de inserção de psicólogos e, também, de assistentes sociais na composição do quadro escolar. “E, com isso, potencializar os resultados da educação em nosso município. Esse programa visa um resultado muito promissor para a formação do nosso cidadão. Parabenizo a iniciativa do vereador, pois essa iniciativa representa o futuro da educação de Aracaju, é um grande progresso”, afirmou.

O vereador Ricardo Vasconcelos (REDE) disse que o Programa de Desenvolvimento da Saúde Mental e Emocional na Rede de Ensino de Aracaju precisa ser aprovado com urgência. “Conheço crianças e adolescentes que vêm passando por situação delicada de depressão, de bullying e que chegam a se mutilar e essa questão não acomete só com os alunos, os professores também estão passando por angústias e ansiedades nesse período de pandemia e pós pandemia. Pastor Diego pode contar com meu voto para aprovar sua iniciativa”, afirmou.

Participaram da audiência pública o psicólogo e membro do grupo de trabalho em psicologia escolar do Conselho Regional de Psicologia (CRP) e do Comitê Sergipano pela Implantação de Psicólogos e Assistentes Sociais nas Escolas, Bruno Madureira Jesus dos Santos; Jomar Dantas Vieira, voluntária plantonista do Centro de Valorização da Vida (CVV); Natália Pereira Dalton, conselheira gestora do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/SE ); o professor da rede municipal de Nossa Senhora do Socorro, da rede Estadual de Sergipe e diretor de comunicação do SINTESE, Manoel Pedro Carvalho Pereira; o deputado estadual Iran Barbosa e os vereadores Ricardo Vasconcelos (REDE) e Binho (PMN).