Saúde do homem é debatida em Sessão Especial promovida pelo vereador Isac

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/11/2017 14h15, última modificação 13/11/2017 15h48
Saúde do homem é debatida em Sessão Especial promovida pelo vereador Isac

Gilton Rosas

No Novembro Azul, mês dedicado ao cuidado, diagnóstico precoce, e prevenção da saúde do homem, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 13, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), de autoria do vereador Isac Silveira (PCdoB), uma Sessão Especial para debater e alertar a população sobre o assunto. Com o plenário cheio, foram abordados assuntos como câncer de próstata, diabetes, prevenção e tratamento de doenças masculinas.

O primeiro palestrante, Dr. Lélio Azevedo, urologista, abordou o câncer de próstata. Ele explicou a todos os presentes sobre esse órgão, e o tratamento. “Próstata é o segundo câncer mais comum no homem. 20% dos casos são diagnosticados pelo exame de toque retal. Mas aqui no nordeste, a procura dos homens ainda é pouca. Quando eu pergunto no consultório como os pacientes chegaram até a consulta, muitos me dizem que a filha insistiu, que a mulher marcou, que a mãe obrigou.” O urologista também chamou a atenção para a prevenção. “O segredo da cura do câncer, não só o de próstata, é o diagnóstico precoce. Quanto mais à população souber que tem que fazer prevenção, mais tempo ganhamos no tratamento e cura”.

Em seguida a endocrinologista, Dra. Karinn Hangebeck, utilizou a tribuna para falar sobre a diabetes. Ela explicou sobre a doença, seus tipos, e informou sobre o a projeção do aumento da doença no mundo. “O crescimento de diabetes, principalmente na América do Sul, teve um aumento de 80%, em 20 anos. Atualmente, 380 milhões de pessoas no mundo são diabéticas. No Brasil são 12 milhões. A endocrinologista ainda informou a todos que muitas pessoas não sabem que estão diabéticas. “Em cada duas pessoas que tem diabetes, uma não sabe que está com a doença. Isso atrapalha muito a prevenção, e fica difícil tratar”, explicou.

As instituições AMO e AVOSOS também participaram dos debates e falaram sobre as divulgações dos meses que abordam os cânceres, como o setembro dourado, outubro rosa, e o novembro azul. A psicóloga da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe, Raquel Bezerra, discursou sobre a superação em falar sobre a doença. “É importante falarmos de câncer, que é um tema tão reprimido, mas que está na família de muitas pessoas.

Enquanto instituição, digo que precisamos unir forças para a bandeira do câncer de mama e de próstata, falarmos sobre sintomas e prevenção.

Precisamos sim investigar, procurarmos ajuda e ajudar, irmos atrás de um diagnóstico e ter um tratamento precoce”. A assistente social da Associação de Amigos da Oncologia, Leila Carla Leite, abordou sobre o papel da instituição com os assistidos. “Temos muitos assistidos, entre eles mais de 600 homens com câncer de próstata. A Sociedade Brasileira de Urologia, aponta que 51% dos homens nunca se consultaram com um urologista. Esse tema precisa ser tratado sim, e debatido sim, para que muitos procurem um médico. Agradecemos ao vereador Isac pelo convite, e por levantar esta bandeira”, disse Leila Carla.

A Secretaria Municipal da Saúde também fez presença com Kamila Fialho, coordenadora da saúde do homem do município, que falou sobre todos os tipos de problemas de saúde que afetam os homens. “O novembro azul não é apenas para o câncer de próstata. Temos a violência de forma geral, diabetes, doenças cardiovasculares, e também o câncer de próstata. A prevenção de tudo que citei não é para ser feito somente agora no mês de novembro. É para acontecer o ano todo. O mês de novembro é apenas para chamar a atenção”, lembrou Kamila.

O vereador Isac Silveira durante seu pronunciamento citou a falta de informação sobre as doenças. “Nós estamos vivendo, na questão da saúde do homem, uma luta muito ferrenha com a grande mídia. Elas fazem questão de não tocar em alguns assuntos. Nas salas de aula, por exemplo, também não são discutidos temas importantes como esses que debatemos aqui hoje. Temos tido contradições até entre médicos. Alguns dizem que o exame PSA basta, e outros dizem que esse exame não vale para nada. Ou seja, as pessoas leigas, como eu, que não entende a medicina, fica confuso, sem saber o que é o que fazer, e como fazer”. Isac também falou sobre a problemática dos repasses entre os órgãos públicos e as instituições filantrópicas da capital. “Este assunto tem relação com a história do repasse da Prefeitura para o Hospital Cirurgia, por exemplo. Houve um aumento de morte no hospital, com pessoas que tratavam o câncer. Já propus aqui, nesta casa, a abertura de uma CPI para investigar e tentar resolver esse assunto dos repasses. Porque a população está morrendo”, desabafou o vereador.

Estiveram presentes na Sessão Especial os vereadores Américo de Deus, Fábio Meireles, e Carlitos Alves. Também compareceram representantes do Sintasa, do Sindiprev, do Seese, do PCdoB, do Sindimed, servidores do Ministério da Saúde, representante da Secretaria Estadual da Sáude, da Aspadi e do Sindicato.