Sargento Byron visita UBS e leva demandas da população à secretaria municipal de saúde
Viabilizando um canal de comunicação entre as demandas da população e o poder público, o vereador de Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), idealizador do Projeto Estrelas do Mar, após visitar as Unidades de Saúde Antônio Alves, no bairro Atalaia; Hugo Gurgel, na Coroa do Meio e João Bezerra, na Zona de Expansão, esteve reunido, na segunda-feira, 24, com a secretária de saúde da capital sergipana, Waneska Barbosa. A reunião ocorreu para apresentar demandas da população a respeito de unidades de saúde do município onde, segundo relatos, estava havendo uma demora na marcação de médicos especialistas, exames e falta de medicamentos.
Durante o encontro, onde o vereador reconheceu o esforço por parte da secretária na resolução das questões apresentadas, foram discutidos também a situação dos casos de Covid-19 em Aracaju e os projetos desenvolvidos no âmbito municipal para pessoas com doenças raras.
“Levei para a secretaria Waneska os problemas passados pela população, ela informou que já estavam ajustando alguns casos de relocação de médicos. Discutimos algumas ações que estão sendo tomadas para evitar a superlotação dos postos, bem como evitar o aumento dos casos de gripe e covid-19”, relatou o parlamentar.
O parlamentar colocou seu mandato à disposição no combate à covid-19 e síndromes gripais. Na ocasião, trataram também de assuntos a respeito da ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF). Byron questionou a demora no atendimento à população e argumentou sobre a demanda de pacientes por profissional médico.
Com relação a tal demanda, foi discutido um remapeamento e divisão das equipes disponíveis, já que existem regiões com muitos colaboradores e outras com menos. A secretária informou também a respeito de um estudo para ampliar o uso da tecnologia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Projetos para pessoas com doenças raras
O Sargento Byron colocou em pauta na reunião o que está sendo desenvolvido pelo município para atender o Plano Nacional de atenção integral às pessoas com doenças raras, argumentando a respeito do que pode ser feito pelo município para ajudar a viabilizar mais projetos de suporte à essa parcela tão importante da população.
“Fui informado que as tratativas estão acontecendo com a Secretaria Estadual de Saúde, pois chegamos a conclusão de que há a necessidade de um diálogo entre os três entes federativos, Governo federal Estadual e do município de Aracaju, para implantar um olhar resolutivo para esses atendimentos. Seguiremos cobrando e fiscalizando essas demandas”, afirmou o parlamentar.