Sargento Byron reforça pautas da saúde junto a secretário de Estado
por Jacqueline Vasconcelos - Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
04/11/2024 17h11,
última modificação
04/11/2024 17h20
O vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB ) visitou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para reunião junto ao secretário Walter Pinheiro. A pauta da reunião abordou as políticas públicas voltas para a sociedade aracajuana de maneira geral, bem como a assistência à pessoa com deficiência, pontuando os serviços oferecidos pelo Centro Especializado em Reabilitação - CER IV, além da tramitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (Cipfibro).
"Agradeço a receptividade e todo o tempo dedicado pelo secretário Walter para que pudéssemos dialogar e , dessa maneira, pudéssemos entender como os avanços têm sido progressivos no nosso sistema de saúde. A pauta da pessoa com deficiência ganhou ainda mais força com o reconhecimento da fibromialgia enquanto deficiência, assegurando direitos , como nos mostra a Cipfibro, carteira para a comprovação da condição de fibromialgia e para o reconhecimento dos direitos e garantias conforme lei”, pontuou o parlamentar que é autor da Lei Municipal que reconhece a pessoa com fibromialgia como pessoa com deficiência no âmbito de Aracaju.
Sobre a emissão da Cipifibro, o paciente deve fazer o cadastro e enviar os documentos no próprio site da Secretaria de Estado da Saúde, onde serão avaliadas as informações quanto ao requisito clínico. Os documentos deverão ser inseridos em formato PDF pela Plataforma, incluindo: documento de identificação; fotografia no formato 3×4; laudo médico de especialista com Registro de Qualificação de Especialista (RQE), com indicação do Código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). Após a avaliação das informações, a secretaria encaminhará os dados para o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendell da Silva Gonzaga, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), para a emissão da Cipfibro, que será feita em até 60 dias. "Fico feliz em ver o quanto essa tramitação está ativa e de maneira acessível. Estaremos replicando as informações e buscando levá-las a toda sociedade , sendo uma verdadeira rede de apoio", declarou Byron.
Sobre os serviços e grande demanda do CERIV , o secretário Walter Pinheiro reforçou a atenção da gestão para o aprimoramento da linha de cuidado, bem como as possibilidades de aumento do número de profissionais para o Centro.
"As informações passadas pelo secretário Walter nos deixam esperançosos do quanto o CERIV é visto e tem a atenção do Estado. Sabemos que o Centro é referência em habilitação e reabilitação física, intelectual e TEA, auditiva e visual, e neste contexto muitos cidadãos nos procuram para tirar dúvidas e até sugerir melhorias para o atendimento ofertado, sendo assim, me coloco à disposição para estabelecer essa comunicação também junto à Secretaria de Saúde", concluiu Sargento Byron.