Sargento Byron reforça a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/11/2024 17h11, última modificação 04/11/2024 17h20
Sargento Byron reforça a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Foto: Gilton Rosas

"Na função de parlamentar, temos também o dever de informar a população aracajuana sobre diversos temas, como a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada esta semana", afirmou o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) em discurso na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 27.  

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada de 21 a 28 de agosto, sendo uma campanha instituída pela Lei nº 13.585/2017. O objetivo é desenvolver conteúdos de conscientização para a sociedade, além de incentivar políticas públicas que promovam a inclusão social e combatam o preconceito e a discriminação contra pessoas com deficiência intelectual e múltipla.  

Na ocasião, Sargento Byron ressaltou a atuação e a necessidade de apoio contínuo ao terceiro setor: "A celebração nos leva a parabenizar, junto à sociedade, entidades como as APAES, o Centro de Integração Raio de Sol, entre outras, que trabalham para melhorar as condições de vida e desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual, assim como prestam total assistência às pessoas com deficiência múltipla, que são aquelas diagnosticadas com duas ou mais deficiências primárias, como auditiva, visual, física, intelectual e psicossocial", contextualizou o vereador.  

Sobre políticas públicas e a atenção do Poder Executivo Municipal à temática, Byron reforçou que o Legislativo Municipal tem se empenhado para que o terceiro setor tenha mais oportunidades. "Aqui, nesta Casa, nós, parlamentares, tivemos a oportunidade de destinar recursos para essas instituições, fortalecendo o terceiro setor, a saúde pública e a cidadania, atendendo cada vez mais aracajuanos, reduzindo filas de espera e proporcionando novas experiências para aqueles que necessitam de assistência, assim como para seus familiares. Mas ainda temos muito a avançar. Aproveito para dizer, e peço até que me corrijam se estiver errado, mas ainda não vi nenhuma campanha ou ação da Prefeitura Municipal de Aracaju alusiva a esta pauta. É preciso rever esse cenário", concluiu o vereador.