Sargento Byron reforça a importância de ações com foco na segurança e bem-estar de estudantes
por Jacqueline Reis - assessora de imprensa do parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 17h19
Quando o assunto é combate à violência, em suas vertentes, o vereador Sargento Byron (Republicanos) pontua constantemente a importância da educação enquanto meio transformador e acesso ao conhecimento.
Neste contexto, em discurso na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Byron destacou a propositura do vereador Pastor Diego (PP) , que visa o acompanhamento e atendimento psicológico nos espaços escolares: "durante a reunião da Comissão de Justiça e Redação, chegou aos nossos olhos o Projeto de Lei do vereador Pastor Diego , que chamou a minha atenção e me faz parabenizar a iniciativa, abrindo assim, espaço para falarmos mais sobre o assunto".
Com a apresentação de um vídeo, Sargento Byron enalteceu a ação realizada pela Polícia Militar de Sergipe, em nome do major Edson, em escola no município de Riachão do Dantas. "Já trouxe para esta Casa, algumas vezes, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) , idealizado pela PM há mais de 20 anos, com o objetivo de promover o bem-estar da sociedade por meio da educação escolar, com diálogos sobre ações, consequências e riscos existentes em nossa sociedade a partir do consumo de drogas, por exemplo. A PM trabalha buscando trazer a realidade, de forma lúdica e acessível, sobre a tomada de decisão dos nossos jovens, sobre como lidar com violências e como buscar ajuda na rede de apoio", declarou.
Sobre as discussões acerca do bullying , o parlamentar complementou: "quando falamos em instituir a Semana contra Bullying, estamos abordando uma das formas de violência mais frequentes nas escolas. É essencial que nossas crianças e adolescentes tenham conhecimento sobre o assunto, sobre seus riscos e danos. A gente que estudou em Escola pública sabe, em especial, da necessidade e da importância de ser executar projetos de acolhimento. Tenho certeza de que a Prefeitura de Aracaju, o Governo de Sergipe e a Polícia Militar têm ações que podem e deverão ser ampliadas em conjunto", afirmou.
Sobre o Proerd
O Proerd consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado – chamado ‘Policial Proerd’ – professores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência.
Sendo uma atividade educacional preventiva, o Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e, principalmente, mais segura.