Sargento Byron prestigia troca de comando na Capitania dos Portos de Sergipe

por Agência Câmara Aracaju — publicado 30/07/2021 11h55, última modificação 30/07/2021 11h55
Sargento Byron prestigia troca de comando na Capitania dos Portos de Sergipe

Foto: China Tom

O vereador Sargento Byron representou a Câmara Municipal de Aracaju na cerimônia de troca de comando da Capitania dos Portos de Sergipe. O capitão de Mar e Guerra, Guilherme Padão, deixou o cargo, sendo substituído pelo capitão de Fragata, Luciano Maciel Rodrigues. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 30, na sede da instituição.

A rotatividade no cargo acontece a cada dois anos, conforme prevê o regimento interno da Marinha do Brasil. Também prestigiaram a cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB).

O vereador destacou a importância do estreitamento dos laços entre as instituições. “É muito importante para o parlamento Municipal a aproximação com esta instituição que presta um trabalho de relevância para o nosso município. A Marinha é uma instituição séria que merece todo nosso respeito”, frisou Sargento Byron.

Se despedindo de Sergipe após dois anos de muito trabalho, o capitão de Mar e Guerra apontou os trabalhos realizados à frente da Capitania. “Deixo o cargo com a certeza que cumpri minha missão. Atuais na crise do derramamento de óleo no litoral brasileiro, testemunhei o incansável trabalho de militares e sociedade civil, depois mais uma tempestade, desta vez, a Covid-19, onde trabalhando em campanha de conscientização e apoio aos órgãos de saúde”, revelou Guilherme Padão, que voltará ao Rio de Janeiro.

Assumindo o comando da Capitania de Sergipe, o capitão de Fragata, Luciano Maciel Rodrigues, frisa a continuidade dos serviços realizados pelo comandante que deixa o cargo. “Aprendi ao longo da minha vida operativa que o dia de hoje e no futuro o mar é vital para o Brasil, por transitar por via marítima grande parte de nossas importações e exportações e de onde são extraídos os recursos como alimento e matriz energética. Para um militar com mais de 25 anos dedicados aos mares, assumir uma Capitania é uma honra imensa”.