Sargento Byron participa do III Seminário sobre Arte, Inclusão e Acessibilidade
Defensor da causa da pessoa com deficiência, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) participou nesta segunda-feira, 20/05, do III Seminário sobre Arte, Inclusão e Acessibilidade , realizado pela Federação Nacional de Arte Albertino Brasil, no auditório Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania de Sergipe.
Para Byron, todos os conceitos , desafios e oportunidades devem ser sempre discutidos, uma vez que, em nosso país, exercer a equidade ainda seja algo repleto de barreiras.
“É fundamental que tenhamos mais eventos como esse. Sem acessibilidade não há direito às políticas públicas e à informação, falta acesso a bens e serviços. Não adianta buscarmos igualdade se faltam condições , é preciso conhecimento , quebra de preconceitos, pois muito se questiona a capacidade do cidadão com algum tipo de deficiência , e isso é uma forma de reduzir a pessoa à deficiência que ela tem. São atitudes, falas e padrões que devem ser mudados. Precisamos quebrar o ciclo da invisibilidade e, para isso, a política deve atuar incansavelmente “, reforçou o parlamentar.
No evento, o conceito de pessoa com deficiência foi apresentado a partir da definição da ONU, ‘enquanto pessoas que têm impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, as quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais demandas’. Nesse contexto, o seminário também abordou temas como barreira comunicacional, barreira instrumental, barreira urbanística e barreira atitudinal.