Sargento Byron participa de audiência pública sobre tratamentos alternativos e ROL Taxativo da ANS
Debater as práticas integrativas e complementares no tratamento de crianças especiais, a exemplo da equoterapia e fisioterapia, e as consequências da modificação do ROL da Agência Nacional de Saúde (ANS), que deixou de ser exemplificativo para ser taxativo, esse foi o objetivo da audiência pública realizada, ontem, 27, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), que contou com a presença do vereador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Doenças Raras e Acessibilidade da Câmara de Aracaju, Sargento Byron (Republicanos).
O encontro reuniu representantes do movimento em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, síndromes e doenças raras, especialistas da área da saúde, políticos e diversos atores sociais para debater a necessidade do poder público reconhecer os potenciais dos tratamentos alternativos e investir nessas iniciativas.
“O que eu vejo aqui é uma grande mobilização desses atores sociais que lutam por direitos. Esses pais e mães, especialistas, sabem do poder dos tratamentos alternativos no desenvolvimento das crianças atendidas. E estamos buscando ouvir essas vozes e tentando fazer com que as instituições reconheçam a importância desses tratamentos e invistam em suas ampliações. Hoje, é indiscutível os resultados desses tratamentos. Internacionalmente, são recomendados. O que falta, muitas vezes, é interesse do próprio poder público em investir”, observou Byron.
ROL Taxativo da ANS
A mudança do ROL da ANS, bastante discutida por Byron durante atividades parlamentares, também foi destaque na ocasião. O encontro serviu para refletir sobre as consequências da mudança definida pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ). “Esse é um movimento que não pode se calar. Temos que lutar pela vida, pela saúde das pessoas que tanto precisam. Essa audiência pública foi muito importante para fortalecermos essa batalha, que só começou. Os interesses econômicos não podem, de maneira alguma, serem mais importantes que o valor da vida, da dignidade humana. Parabéns, deputado Capitão Samuel por esse encontro”, disse o vereador, que também é fundador do projeto social Estrelas do Mar.