Sargento Byron discute atuação da Assistência Social de Aracaju

por Marcelo Góis - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h21
Sargento Byron discute atuação da Assistência Social de Aracaju

Foto: Assessoria Parlamentar

Entendendo a importância da política pública de assistência social para o processo de superação das vulnerabilidades sociais da capital sergipana, o vereador de Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), visitou, nesta segunda-feira, 6, a secretária da Assistência Social e Cidadania, Simone Passos, para discutir a atuação da pasta no tocante à destinação de recursos para as entidades da sociedade civil, ao enfrentamento das violações de direitos, além de aproveitar a oportunidade para entender o andamento das tratativas relacionadas à instalação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na zona de expansão de Aracaju.

Essa luta pelo envio de recursos para as organizações do terceiro setor, que atendem pessoas com deficiência, crianças com câncer, idosos em situação de violência, além de outros públicos em situação de vulnerabilidade social, é uma marca do mandato do vereador. “Sempre que posso faço questão de visitar a Assistência para entender como estão esses processos de destinação de recursos para essas instituições. Seja por edital, por financiamento de projetos, por destinação direta, temos que entender como os repasses estão acontecendo, principalmente no que se refere aos recursos vindos do imposto de renda. Essas entidades precisam muito. E a Assistência tem um papel importante de gerenciar esses recursos. A minha vinda aqui é para pedir que sejam elaboradas iniciativas que façam com que esses recursos sejam destinados a essas instituições. A campanha Destinar 2023 está chegando, vamos lutar por uma arrecadação recorde. Mas é necessário que a Assistência esteja comprometida em elaborar ações e projetos que façam os repassem como devem ser”, disse Byron.

Na visita, outro tema que foi foco do debate foi a instalação do Cras na Zona de Expansão. O vereador entende que essa é uma pauta urgente, já que os moradores da região precisam percorrer diversos quilômetros para ter um atendimento socioassistencial. “Essas pessoas saem da zona de expansão até o Augusto Franco. É uma situação que venho falando há anos. É uma lamentação constante de quem mora por lá. Mas saio daqui feliz em saber que a secretaria já está em busca de um espaço para criar esse espaço para as pessoas que residem naquela área de Aracaju. A Assistência Social precisa estar presente nos locais onde as pessoas precisam. Não podemos fazer com que as pessoas percorrem, às vezes, mais de 15 quilômetros para ter esse atendimento. Estamos falando que pessoas que nem sempre tem o dinheiro da passagem para se deslocar”, abordou Byron.

Direitos Humanos


Uma das preocupações do vereador, durante a reunião, foi com a área dos Direitos Humanos. A pasta conta com uma diretoria para tratar sobre as questões relacionadas às garantias e às violações dos direitos essenciais aos cidadãos aracajuanos. Uma das pautas abordadas foi a luta pelo enfrentamento do racismo na cidade. “Temos uma diretoria na pasta. E a ideia é entender como ela tem atuado na capital. Enxergo esse departamento como estratégico na luta contra o racismo na nossa cidade, mas também contra outras violências. É necessário que a atuação desse núcleo seja dada evidência, e a pasta garanta condições dignas para que os profissionais atuem de maneira efetiva nesse processo de combate às violações de direitos”, pontuou Byron.