Sargento Byron concede título de Cidadão Aracajuano ao paratleta Ulisses Leal Freitas

por Jacqueline Reis-Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2024 12h20, última modificação 04/11/2024 17h20
Sargento Byron concede título de Cidadão Aracajuano ao paratleta Ulisses Leal Freitas

Foto: China Tom

De autoria do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concedeu o Título de Cidadão Aracajuano ao paratleta Ulisses Leal Freitas nesta terça-feira, 09.
Para o parlamentar, poder homenagear um cidadão e amigo, que inspira tantas vidas e contribui incansavelmente para uma sociedade mais justa e inclusiva, é uma forma de também representar o povo aracajuano. " Esse momento é muito especial para mim. No ano de 2016,  tive a honra de ser condutor da tocha olímpica, a oportunidade se deu através da minha história junto ao Projeto Estrelas do Mar. E foi neste momento que tive meu primeiro contato com Ulisses. Nossa história se cruza na referência de vidas que podem inspirar outras pessoas. Alguém que ressignificou a dor física e da alma”, declarou.
 
 
Ainda sobre a representatividade no esporte, Byron destacou: “Ulisses é referência e incentivador do paradesporto. Hoje, com a aprovação por unanimidade desta Casa, podemos homenagear este cara, nascido na cidade de Lagarto, mas que leva o nome de Aracaju para o mundo. O esporte ganhou um novo olhar por ele e, consequentemente, nossa sociedade também. Uma história libertadora, que eu desejo que ganhe cada vez mais espaço e títulos. Parabéns por tanto, meu amigo! Que Deus continue te abençoando e capacitando para cada nova conquista”.
 
 
Compondo a mesa da solenidade, estiveram a esposa do homenageado, Graziela Freitas, a secretária Executiva da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Andréa Blum, além da mãe de Ulisses, Madalena Leal.
 
Para o novo cidadão aracajuano, a honraria marca mais um momento inesquecível em sua vida. “Agradeço a Byron por este presente. Byron é exemplo de ser humano para mim. É alguém que não precisa viver uma realidade para abraçá-la. A causa da pessoa com deficiência é a sua marca, mas sabemos o quão além você vai. Obrigado a todos os vereadores que também foram envolvidos para que este momento se tornasse possível.
Sinto-me  honrado e profundamente emocionado.  Aracaju sempre me acolheu e, na reviravolta da minha história de vida , após um acidente de carro, pude fazer do esporte minha motivação diária e elevar o nome desta cidade para onde eu vou. Sem a atividade física, sem a prática do esporte, minha realidade seria outra. E foi neste caminho que tive o privilégio de conhecer tantas pessoas especiais que contribuem para quem me tornei. Sozinho nada disso seria possível. Sigo apostando em sonhos, como ser o primeiro paratleta sergipano na Copa do Mundo de Paraciclismo e sei que é possível”, confidenciou o homenageado.
 
  
Sobre Ulisses
 
Nascido na cidade de Lagarto, em Sergipe, Ulisses tem 43 anos , é policial militar, acadêmico do curso de Medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS),  diretor de Paradesporto da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, paraciclista, integrante da seleção brasileira de Paraciclismo , além de ser tricampeão Brasileiro de Paraciclismo, campeão da Copa Brasil de Paraciclismo e campeão Parapan- americano de Paraciclismo.
 

Em 2008, Ulisses foi vítima de um acidente de moto, que levou a óbito seu irmão Arquimedes, dois anos mais novo. Ulisses ficou hospitalizado por 11 meses, foi submetido a 10 cirurgias, tendo uma lesão na medula espinhal (nível L1 - T12), com o diagnóstico de paraplegia. Em 2012, Ulisses conheceu o paraciclismo, retomando a paixão pelo esporte.