Sargento Byron comemora solução para o acolhimento de crianças com autismo que usam o transporte público
Nesta terça-feira, 12, o vereador por Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), fundador do projeto Estrelas do Mar, comemorou, em uma rede social, a apresentação de solução para que o transporte público da capital sergipana atenda com dignidade às pessoas com o Transtorno do Espectro Autismo (TEA). O vereador avaliou a iniciativa como um avanço que atende não apenas às suas reivindicações, feitas diretamente ao superintendente Renato Teles, mas às vozes de mães, pais e responsáveis que clamaram pela garantia desse direito.
Após o pleito desses usuários do sistema, que, pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), têm o direito à gratuidade, representantes da SMTT e do Setransp definiram que as pessoas com autismo terão um cartão exclusivo para que melhore a identificação e garanta o acesso direto tanto da pessoas com o transtorno, como também de seus responsáveis, de passar pela catraca do ônibus. Antes dessa medida, esses usuários só podiam fazer a viagem na parte dianteira dos veículos, sem segurança e conforto básico.
Segundo Byron, essa medida é uma forma de cumprir o que as leis estabelecem e, principalmente, garantir dignidade e respeito a essa parcela da população. “Graças à luta de mães, pais e pessoas do movimento em defesa das pessoas com deficiência e doenças raras, conseguimos avançar! Para muitos, esse é um gesto simples. Mas, só quem passa por essas situações, que, muitas vezes, são humilhantes, sabe o quanto esse passo é importante. É lei, e a Prefeitura tem que seguir. Lamento que isso tenha sido feito após pressão e incansáveis reivindicações.”, frisou Byron.
O Sargento agradeceu pela SMTT e Setransp acatarem esse pedido feito ainda em novembro do ano passado. “Eu fui, junto com meus assessores, mostrar a necessidade do pleito ser atendido e, inclusive, debater com o superintendente alternativas. Fico feliz com esse feito e, mais uma vez, quero reforçar que o meu mandato é para isso: lutar por quem mais precisa, principalmente por aqueles que, muitas vezes, são invisibilizados. Nosso mandato está aqui para fortalecer essas lutas e torná-las protagonistas”, reforçou o vereador.