Ricardo Vasconcelos realiza Audiência sobre a “Importância de Brincar para o Desenvolvimento das Crianças”

por Jéssica Amaral, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h20
Ricardo Vasconcelos realiza Audiência sobre a “Importância de Brincar para o Desenvolvimento das Crianças”

Foto: Agência Câmara

Nessa segunda-feira (15), o vereador Ricardo Vasconcelos realizou uma Audiência Pública sobre a “Importância de Brincar para o Desenvolvimento das Crianças”, que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju. 

O evento teve como objetivo, discutir o essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças. As brincadeiras têm papel fundamental no processo de aprendizagem na educação infantil. É por meio delas que a criança desenvolve sua criatividade, autonomia e capacidade de reflexão. Elas contribuem para uma formação completa, englobando os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos.

O vereador Ricardo Vasconcelos ressaltou durante o evento a importância do brincar para a formação inicial das crianças, “Muitas vezes queremos lá na frente questionar uma série de coisas, apontar problemas, ou discutir a causa de determinadas consequências, diante dessa inversão de valores em que a nossa sociedade vive, mas não queremos olhar para o problema inicial, que foi ter abandonado nossas crianças na sua principal fase. Sabemos que o cérebro da criança até os sete anos funciona como uma esponja, e é o momento em que mais a criança absorve conhecimento e forma sua personalidade, sendo então o momento mais delicado da formação do cidadão. Então nós temos que dar nossa contribuição nesse sentido, o debate sobre a importância do brincar foi enriquecedor e sabemos que há uma solução, há uma porta larga e aberta para que a gente possa de verdade propiciar condições melhores e um futuro promissor para nossas crianças.

Um dos temas abordados na audiência foi sobre o reconhecido do brincar como direito em normas internacionais e nacionais, a exemplo da Convenção sobre os Direito da Criança, promulgada no Brasil pelo Decreto nº 99.710, de 21 de novembro de 1990; e da Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Entretanto, para que o direito de brincar possa ser garantido, faz-se necessário articular e integrar políticas públicas que possibilitem espaço e tempo para o brincar, compartilhando responsabilidades e conscientizando a sociedade acerca da importância da brincadeira no desenvolvimento das crianças.

Participantes

Além do requerente da audiência o vereador Ricardo Vasconcelos e dos vereadores Pastor Eduardo e Professora Ângela Melo, estiveram presentes representantes a área de educação infantil:  Núbia Lira, Doutora em Educação (UFS),Tacyana Ramos, Pós Doutora em Educação (UFPB), Rafaely Campos, Doutora em Educação (UFS), Juliana Alcantara, Professora Doutora em Educação (UFS), Hellen Rejane Sacramento, Mestre em Educação (UFS), Tatiane Meneses, Grupo de Mobilização pelo brincar em Aracaju e demais representantes da educação infantil.