Ricardo Vasconcelos realiza Audiência Pública sobre o retorno social dos serviços prestados pelo HU
Na manhã da última segunda-feira, 12, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) realizou uma Audiência Pública sobre “O HU-UFS/EBSERH: o retorno social dos serviços prestados ao município de Aracaju e ao estado de Sergipe". O evento teve como objetivo prestar esclarecimentos sobre todos os serviços que o hospital fornece ao município de Aracaju e ao estado de Sergipe e também as necessidades atuais que vem passando.
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é uma instituição de suma importância para a população Sergipana, mas que vem passando por algumas necessidades que comprometem o atingimento de suas metas, foi o que explanou durante palestra o gerente de Atenção à Saúde, Dr. Raimundo Saturnino. “Nossa missão aqui é mostrar as características que os hospitais de ensino têm e, por conseguinte, as do HU, que se insere nessa rede de hospitais, que visa basicamente formar pessoas para o mercado de saúde, prestando uma boa assistência, então, além de trazer essa série histórica de produção, queremos mostrar com transparência que alguns procedimentos a gente não consegue atingir as metas e um dos motivos é que a gente tem o contrato acima daquilo que está posto para o HU e, por isso, estamos renegociando, tendo um diálogo com a secretaria municipal de saúde, mas quero também falar que existem outras causas, como o absenteísmo, as perdas primárias dos pacientes que não chegam para os seus procedimentos, consultas, exames e cirurgias e também o financiamento que é algo presente na nossa realidade, são os principais motivos que comprometem bastante o atingimento das metas do Hospital Universitário”, pontuou Dr. Raimundo Saturnino.
Quem também pontuou as principais carências da instituição, durante a audiência pública, foi o superintendente do Hospital Universitário, Dalmo Correia. “Dos 209 procedimentos cirúrgicos que nós fizemos de crianças em 2021, foram de pequena complexidade, por falta de retaguarda de UTI. Estamos sendo cobrados para fazer cirurgias de alta complexidade, mas eu não posso ser irresponsável, por exemplo, de levar uma criança com atresia no esôfago para fazer uma cirurgia no nosso hospital, com essa falta de retaguarda de UTI” explicou Dr. Dalmo Correia.
O requerente da Audiência Pública, o vereador Ricardo Vasconcelos, recentemente, organizou uma visita técnica com um grupo de vereadores para mostrar a estrutura do hospital, na qual foram constatadas diversas necessidades que a instituição vem passando e clamou para que os parlamentares destinassem verbas para melhorias no hospital e durante a audiência voltou a reforçar esse pedido. “A saúde não espera, então precisamos somar esforços e disponibilizar recursos para melhorias no Hospital Universitário, que é um hospital escola e 100% SUS, que forma profissionais para atender à demanda da população que está morrendo por falta de atendimento, que essa instituição tem total capacidade de oferecer. Inclusive, muitas vezes, determinados exames só são realizados no HU, então precisamos pensar em como resolver essa situação”, ratificou Ricardo Vasconcelos.
Compuseram a mesa, além do vereador Ricardo Vasconcelos, requerente e presidente da audiência, o secretário, vereador Isac Silveira (PDT); o superintendente do HU, Prof. Dr. Dalmo Correia Filho; o gerente de Atenção à Saúde do HU, Dr. Raimundo Saturnino Pereira; o gerente de Ensino e Pesquisa, Dr. Marco Antônio Prado Nunes; o gerente administrativo, Edézio e o diretor jurídico da secretária de estado da saúde, Breno Messias.
Além das autoridades presentes, o evento também contou com a participação de 20 vereadores: Ângela Melo (PT), Anderson de Tuca (PDT), Breno Garilbade (União Brasil), Binho (PMN), Sargente Byron (Republicanos), Cícero do Santa Maria (Podemos), Eduardo Lima (Republicanos), Emília Corrêa (Patriota), Fábio Meireles (PSC), Fabiano Oliveira (PP), Linda Brasil (Psol), Professor Bittencourt (PDT), Pastor Diego (PP), Ricardo Marques (Cidadania), Paquito de Todos (Solidariedade), Soneca (PSD), Sávio neto de Vardo da Lotérica (PSC) e Sheyla Galba (Cidadania) e representantes da área da saúde.