Ricardo Vasconcelos questiona secretaria da Saúde sobre ampliação do Fernando Franco

por Bruno Almeida, da Agência Câmara de Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h20
Ricardo Vasconcelos questiona secretaria da Saúde sobre ampliação do Fernando Franco

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão não deliberativa desta quarta-feira, 13, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) , as discussões foram voltadas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) que será apreciado pelos parlamentares a partir da próxima terça-feira, 19. Diversas entidades estiveram na Casa e apresentaram solicitações de recursos. Uma delas foi a secretária municipal da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.  

Na fala dela, a secretaria solicitou recursos para diversas áreas da Saúde, entre elas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)  Fernando Franco, no conjunto Augusto Franco. De acordo com a secretária, a ideia é ampliar o atendimento à população, o que foi visto de bom grado pelo presidente da CMA, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede).  

“Particularmente, eu sou um grande entusiasta do Fernando Franco e queria saber qual a ideia de ampliação de leitos de estabilização, porque é um hospital que leva esse termo, mas percebemos que não é bem um hospital, mas o que a secretaria pretende fazer para que os vereadores possam investir no Fernando Franco?”, questionou Ricardo.  

De acordo com a secretária, quando a unidade foi idealizada, ela foi pensando para ser UPA ou hospital de pequeno porte. “E, com isso, há características que precisam estar presentes na construção, e é o governo federal quem determina e, por isso, não tem leito de internamento, só de atendimento e estabilização, pois tem que tratar o paciente em, no máximo, seis horas e decidir para onde ele vai”, destacou Waneska.   

Para Ricardo Vasconcelos, ao questionar o que a pasta pretende fazer na unidade, a ideia não é querer sobrecarregar o executivo. “Porque tanto no Nestor Piva, como no Fernando Franco, nós, vereadores, somos cobrados por uma série de intervenções e queremos dar nossa contribuição para poder cobrar”, ressaltou.  

O presidente Ricardo Vasconcelos se mostrou favorável à ampliação do Fernando Franco e questionou a secretária para o prazo de execução da obra. “Caso os vereadores destinem recursos para essa ampliação, em quanto tempo esse serviço estará pronto,  à disposição da população?”, questionou. E de acordo com Waneska, o prazo é de 12 meses. “Temos um convênio com a Emurb que diz que, quando há recursos assegurados, o processo licitatório é iniciado de imediato”, garantiu.