Ricardo Vasconcelos participa de entrega de Título para gestores da educação de Aracaju

por Marcos Moreira, Agência Câmara Aracaju — publicado 04/10/2023 19h10, última modificação 05/10/2023 12h27

Foto: China Tom

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (Rede), prestigiou a entrega de Título de Cidadão Aracajuano a Ricardo Abreu e Evilson Nunes. Em sua fala, o chefe do Legislativo Municipal destacou a dedicação dos homenageados em favor da educação pública. “A educação é o principal instrumento para que as pessoas possam ascender dignamente na vida. A gente sabe como a educação pode mudar a condição de uma família. Contem com a Câmara, contem com o povo de Aracaju, porque vocês têm o nosso apoio e são mais que merecedores desta homenagem”, disse o presidente. A Sessão Solene aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde desta quarta-feira, 4.

A condecoração foi de autoria do vereador professor Bittencourt (PDT) que relembrou a trajetória de dedicação dos homenageados. “São duas pessoas muito comprometidas para impulsionar jovens carentes que só têm na educação a possibilidade de crescer e avançar na vida. Fico muito feliz com essa homenagem”, comemorou.

O vice-governador Zezinho Sobral, que é secretário Estadual de Educação, presente na Mesa da Sessão, lembrou que a aprendizagem é o que consolida o desenvolvimento da cidade e do estado. “Dou parabéns à Câmara por fazer esse momento de reconhecimento. Os dois homenageados personificam a educação do estado de Sergipe e todos aqueles que fazem do seu dia a dia o trabalho de garantir o futuro próspero para nosso estado e nossa capital”, pontuou.

Também presente na solenidade, o prefeito Edvaldo Nogueira disse que a homenagem é justa pelo histórico de ambos homenageados em defesa da educação da cidade de Aracaju. “Hoje, no município, estamos vendo o resultado do trabalho de Ricardo e de Evilson e de todos os trabalhadores da educação”, lembrou ao agradecer os novos cidadãos aracajuanos por aceitar os desafios na gestão da área.

Evilson Nunes agradeceu o reconhecimento da cidade e relembrou algumas histórias que vivenciou e mostram a importância da educação para o desenvolvimento das pessoas. “É uma honra receber o título de cidadão aracajuano sendo servidor público municipal. É preciso ter isso em mente, os servidores fazem a diferença na gestão”, expressou.

O outro homenageado, Ricardo Abreu, enfatizou a emoção em receber o Título da cidade que o abraçou. “São 42 anos de amor por essa cidade e por por esse povo que me acolheu como filho da terra e hoje me presenteia com a maior honraria da Casa do Povo”, disse. Em seu agradecimento, fez questão de destacar a servidora da CMA Tereza Maria Andrade dos Santos, que o acolheu quando ele visitou o Legislativo Municipal em outro momento.

Cidadãos

Ricardo Nascimento Abreu nasceu em Salvador-BA. É formado em Letras e Direito, com mestrado em educação e em direito, além de ser doutor em Linguística, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Abreu foi militar de 1995 a 2003, quando ingressou no Exército Brasileiro para cumprir o serviço obrigatório no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). É professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Departamento de Letras Vernáculas. Desde maio de 2022, ocupa o cargo de secretário Municipal de Educação. É casado com Ingrid Kelly de Oliveira Correia.

Evilson Nunes é natural de Malhador, interior sergipano. Graduou-se em História pela Universidade Federal de Sergipe, onde foi coordenador-geral do Diretório Acadêmico Livre de História. Atuou como professor e formador no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) entre 2006 e 2010. Desde 2012, é professor efetivo da rede municipal. Na Secretaria de Educação de Aracaju, assumiu a coordenação do ensino fundamental em 2022 e, atualmente, é o diretor do Departamento de Educação Básica. É casado com Carla Andrade e pai de Maria Eduarda.