Ricardo Vasconcelos parabeniza os novos porta-vozes da Rede Sustentabilidade no Brasil

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/03/2021 14h00, última modificação 30/03/2021 14h00

Por Assessoria do Parlamentar

O Vereador Ricardo Vasconcelos usou o Pequeno Expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 30, para parabenizar a eleição, por unanimidade, dos novos Porta-vozes nacionais do seu partido, Rede Sustentabilidade. A ex-senadora Heloisa Helena (AL) será a Porta-voz Feminina e o engenheiro ambiental Wesley Diogines (CE) será o Porta-voz Masculino.

O Congresso Nacional da Rede Sustentabilidade aconteceu no último fim de semana (de 26 a 29 de março), de forma online, e contou com a participação de mais de 800 pessoas entre delegados, suplente e filiados.

Além dos Porta-vozes, o IV Congresso da REDE elegeu a nova Direção Nacional, que será composta pela ex-senadora e fundadora da legenda, Marina Silva, pelos senadores Randolfe Rodrigues (AP)  e Fabiano Contarato (ES), pela deputada federal Joênia Whapichana (RR), pelos deputados estaduais Leandro Grass (DF), Ana Paula Siqueira (MG), Marina Helô (SP), Chió (PB) e Victor Amoras (AP), além de representantes de vários estados.

Sergipe que não ocupava nenhuma cadeira no Elo (a Executiva Nacional da Rede) agora conta com 3 membros. Porta-vozes Elane Alvarenga (estadual ) e Werden Tavares (municipal de Aracaju), como membros do Elo Nacional e Aldir Ferreira no Conselho Fiscal.

“Eu tenho certeza que vocês construirão uma Rede muito mais forte e progressista, atenta aos clamores sociais. E que a gente aqui em Sergipe também possa desempenhar esse grande papel no debate nacional que a rede vem trazendo nesses últimos tempos.

O Congresso Nacional da contou ainda com a participação de grandes nomes de outras agremiações como Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Manuela d’Ávila (PCdoB) e Benedita da Silva (PT). Além desses nomes nacionais a Rede também contou com um vídeo enviado pelo representante do PAN (Pessoas-Animais-Natureza), Daniel Silva, que é um partido de Portugal que defende ideias similares as que a Rede defende no Brasil.

Outrossim, foi decidido no Congresso que o partido adotará políticas não-especistas como a redução do consumo de carne vermelha em seus eventos e outras atitudes que respeitem a vida dos animais não humanos. Essa iniciativa é difundida pelo PAN em Portugal, mas é inédita na América Latina.

Por fim, foram discutidas as estratégias para a Rede ultrapassar a cláusula de barreira em 2022 e a criação de uma frente ampla de combate ao negacionismo e pelo fortalecimento do Estado Democrático de Direito.