Ricardo Vasconcelos entrega Título de Cidadania ao professor José Mirabel
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), por meio do vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), entregou o Título de Cidadão Aracajuano ao professor José Mirabel dos Santos. A comenda é de autoria do ex-vereador Américo de Deus e o evento aconteceu na tarde dessa terça-feira, 13, no gabinete da presidência da CMA. A festividade contou com a presença de familiares e amigos.
O vereador Ricardo Vasconcelos, que entregou a homenagem, falou que: “É com prazer enorme que a gente participa dessa sessão solene para entregar o título de cidadania aracajuana ao professor José Mirabel, que é um homem que nasceu em Lagarto, mas construiu boa parte da sua vida aqui no município de Aracaju, dedicando- se à educação, a trabalhos sociais. A função do parlamento não é só fiscalizar, não é só propor leis, é também reconhecer o trabalho, a história de vida daqueles que não nasceram aqui, mas que trouxeram desenvolvimento, melhoraram a qualidade de vida do nosso povo. Então, mais uma vez, nós estamos concedendo essa honraria a um grande homem que faz jus a esse título”, destacou.
O professor José Mirabel Santos disse que sente muita gratidão pela honraria da comenda. “Gratidão é grande, pois a gente, assim que chegou a Aracaju, começou a trabalhar e, logo depois, montou um projeto social , no qual a gente ajuda vários aracajuanos e sergipanos também a conseguirem uma oportunidade de trabalho, ou seja, resgatar a dignidade desses cidadãos. Assim como eu, existem várias pessoas que moram em Aracaju e que não são aracajuanos de fato, mas fazem o trabalho social, trabalhos que edificam a cidade, trabalhos que ajudam e resgatam a dignidade das pessoas. Eu compartilho esse título com essas pessoas que são anônimas e que fazem um trabalho bonito aqui em Aracaju”, finalizou.
O Homenageado
José Mirabel dos Santos nasceu no povoado Itaperinha, próximo a Lagarto, município sergipano. Começou a trabalhar aos 16 anos como professor de alfabetização e, em seguida, como professor do Movimento Brasileiro de Alfabetização, tendo como primeiros alunos os pais dele e vários moradores da região. Há 35 anos, adotou Aracaju como sua cidade e nela se projetou profissionalmente, constituindo família, formada por duas filhas e dois netos. Em 1988, tomou posse como Policial Civil, aprovado no primeiro concurso público do estado de Sergipe. É Bacharel em Ciências Econômicas e possui duas pós-graduações.
Como professor e palestrante, ministrou cursos e palestras para mais de 25 mil pessoas, em diversos tipos de entidades. Há 22 anos, tem uma agência de empregos, na qual encaminha profissionais para as empresas, sem receber nada dos desempregados. Durante esse tempo, conseguiu colocar mais de dez mil trabalhadores no mercado de trabalho.