Ricardo Marques faz entrega do título de Patrimônio Material e Imaterial de Aracaju ao Grupo Renantique
por Fredson Navarro- Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
06/05/2024 09h11,
última modificação
04/11/2024 17h20
Durante solenidade realizada no Memorial do Poder Judiciário de Sergipe, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) fez a entrega do Título de Patrimônio Cultural, Material e Imaterial ao Grupo Renantique. O projeto de Lei, de autoria do vereador, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Aracaju.
“Agradeço aos colegas vereadores pela aprovação do projeto. O grupo foi criado pelo professor de música Emanoel Vasconcelos em 1996 e já fez centenas de apresentações nos mais variados eventos culturais, e o público reconhece a sua importância pelo trabalho de qualidade. Música de qualidade com canções medievais e renascentistas fortalecem a nossa arte, cultura e história. O Grupo está em atividade há 27 anos e merece as nossas homenagens”, vibra o vereador.
O Conjunto de Música Antiga Renantique é um grupo independente e pioneiro na pesquisa, prática e divulgação da música Medieval e Renascentista da Europa Ocidental no estado de Sergipe, expandindo seu repertório, nos últimos anos, para a música do Brasil Colonial e Imperial e do Nordeste Armorial.
Inserido no Movimento de Música Antiga, o Renantique baseia-se na performance instruída historicamente, utilizando documentos de época e cópias autênticas dos instrumentos dos períodos correspondentes.